Embora não tenha se provado o grande sucesso que a Samsung esperava, o sistema operacional Tizen continua tendo um impacto relevante na maneira como ela conduz seus negócios. Prova disso é a nova interface TouchWiz do Galaxy S6, que foi mais influenciada pela plataforma do que pelo Material Design da Google.
Entre as inspirações que ficam claras está o uso de cores brilhantes, de avatares com bordas arredondadas e o sistema de contatos que se diferencia bastante da opção-padrão do Android. Reforçando essa impressão está o novo sistema de temas personalizáveis que diferencia ainda mais a plataforma das soluções trazidas pela linguagem de design da Gigante das Buscas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A influência do Tizen já pode ser sentida desde o lançamento do Galaxy S5, que já incorporava alguns elementos que aparecem de forma mais destacada no Galaxy S6 e no S6 Edge. Embora não haja indicações de que a Samsung deve abandonar o uso do Android em um futuro próximo, a conhecida disputa entre ela e a Google dá indícios de que ela não desiste da possibilidade de um dia lançar somente produtos com seu sistema operacional proprietário — e nada melhor do que uma linha de smartphones de grande sucesso para que o público se acostume com ele.
Fontes