(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)
A transferência de dados entre dispositivos Intel e periféricos conectados pode ficar muito mais rápida. Ao menos essa é a promessa da companhia, que já investe na tecnologia de padrão Thunderbolt, a mesma utilizada nos computadores da Apple. Mas a novidade, de acordo com o PCWorld, é que o protocolo PCI Express 3.0 também pode ser incorporado no futuro.
Por enquanto, os aparelhos que utilizam o Thunderbolt contam apenas com a tecnologia PCI Express 2.0 – e a quarta versão ainda está engatinhando no desenvolvimento.
Ao utilizar o padrão atual, a Intel faria com que a troca de dados passasse para 8 gigatransfers por segundo (GT/s), um ganho de 25% de velocidade em relação ao modelo anterior. Outra novidade confirmada é a troca de material dos cabos, que passariam a ser de fibra óptica em vez de cobre – outro fator que só melhora as transferências.
A empresa não deu uma previsão de quando o protocolo começa a ser utilizado oficialmente, mas produtos com processadores Ivy Bridge já devem estar adaptados ao PCI Express 3.0. O chip recém-anunciado Xeon E5 deve ser um dos primeiros a atingir o mercado, ainda este ano.
Categorias