Se existia alguma dúvida a respeito da confiabilidade do autopilot em relação à segurança, o vídeo abaixo é um belíssimo argumento a favor do sistema semiautônomo da Tesla. Diga-se de passagem, com a versão 8.0 lançada recentemente, Elon Musk destacou que, mais do que nunca, o sistema conta com um potencial para salvar vidas e, bem, agora ele tem como validar esse argumento.
As imagens foram divulgadas no Twitter por Hans Noordsij e mostram um grupo de carros andando por uma rodovia na Holanda. De repente, o sistema de alerta de colisão frontal do veículo da Tesla apita e os freios automáticos são ativados: esse foi o momento em que o autopilot "previu" que um acidente iria acontecer.
Original video, authorisation from the owner. Essential, no one could predict the accident but the radar did and acted by emergency braking. pic.twitter.com/70MySRiHGR
— Hans Noordsij (@HansNoordsij) December 27, 2016
Um veículo pequeno bate na traseira de um SUV, que capota algumas vezes antes de parar completamente. Noordsij reforçou o fato de que o sistema de radares do Tesla conseguiu antecipar que a colisão aconteceria ao identificar a frenagem de um veículo que não aparece no vídeo. Apesar do susto, os envolvidos no acidente não sofreram ferimentos graves.
Vale apontar que o autopilot passou por uma atualização em setembro que buscava melhorar justamente o aspecto de segurança do sistema: nós falamos um pouco mais sobre ele aqui. Não foi à toa que chamamos o sistema de “o olho que (quase) tudo vê”, certo?