Embora indique há alguns anos que pretende tornar o Tizen seu principal sistema operacional, até o momento a Samsung não apostou totalmente na plataforma. Esse cenário pode mudar em breve, ao menos se depender do que a companhia apresenta em seu espaço na CES 2015 — dominado por novas smart TVs que usam a plataforma como base.
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O Tizen vai ser usado como sistema operacional padrão de toda a linha “S” de televisores da fabricante sul-coreana — incluindo os modelos JS9500, JS9000 e JS8500. A impressão que fica é que a empresa tenta repetir o sucesso da LG, que surpreendeu muitos ao investir no web OS como solução para o segmento.
Segundo Chris Davies, do SlashGear, a nova interface usada pela Samsung toma como base uma série de ícones organizados na parte inferior da tela. Cada um deles se refere tanto a uma função específica (como escolher a conexão utilizada, por exemplo) quanto a um aplicativo, como o Amazon Video on Demand ou o Netflix. Um dos destaques da nova linha é a integração nativa com o serviço de streaming de jogos PlayStation Now, da Sony.
Controle e integração com outros gadgets
Segundo Davies, a Samsung está apostando em dois novos modelos de controle remoto para sua linha 2015 de smart TVs. Durante a CES 2015, somente a versão básica estava disponível, apresentando um número reduzido de botões que exercem as funções essenciais a um aparelho do tipo.
O conteúdo exibido pode ter origem na internet, transmissões locais ou a partir de um smartphone ou tablet conectado. A partir de uma conexão Bluetooth Low Energy, você pode usar um único botão para transmitir qualquer arquivo armazenado dentro de seu gadget portátil.
A Samsung promete lançar em um momento posterior deste ano uma atualização para seu serviço M-GO, que deve passar a oferecer conteúdos amigáveis ao formato SUHD em parceria com a Technicolor e com a Dreamworks. A esperança da fabricante é que o formato aberto do Tizen encoraje o desenvolvimento de novos aplicativos que ampliem as capacidades de seus aparelhos — algo que o sistema falhou em conseguir no segmento de dispositivos vestíveis.
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