Hoje, as operadoras brasileiras ainda utilizam as redes telefônicas com sinais 2G e 3G na hora de realizar ligações telefônicas comuns – e não aquelas feitas pela internet com aplicativos como o Skype e o WhatsApp, por exemplo. No entanto, parece que as principais companhias de telecomunicações móveis do país finalmente estão prestes a trazer para cá a tecnologia VoLTE, que possibilitaria que essas ligações comuns fossem feitas por meio das antenas 4G.
De acordo com a empresa Viavi Solutions, especializada em testes para redes móveis e serviços para VoLTE, as operadoras do Brasil estão se preparando para adotar a novidade desde janeiro de 2016 e o início da utilização da novidade em larga escala é esperado para o ano que vem. A melhor parte? Segundo o vice-presidente de vendas da companhia, Luiz Cesar, as fornecedoras de serviços telefônicos devem manter as mesmas taxas de cobrança atualmente aplicadas às chamadas por voz.
Todo mundo ganha
Cesar afirma que a adoção da tecnologia VoLTE trará vantagens tanto para usuários quanto para operadoras. Do lado dos consumidores, haverá um aumento da satisfação dos clientes, tendo em vista que as redes 4G permitirão ligações que se conectam mais rapidamente, ao mesmo tempo em que entregam sons de alta definição com filtro de ruído e mais resistência a problemas de capacidade e falhas de desempenho.
A tecnologia VoLTE deve trazer vantagens tanto para os usuários quanto para as operadoras
Por sua vez, a operadoras teriam o retorno do seu investimento por meio da possibilidade de reaproveitar o espectro de frequência que hoje é ocupado pelos sinais 2G e 3G, podendo reforçar ainda mais sua cobertura LTE. Seria possível até criar serviços de vídeo-chamadas. Assim, as companhias ainda estimulariam mais clientes a migrar de vez para celulares compatíveis com as redes 4G.
O principal obstáculo para a adoção da tecnologia VoLTE no Brasil – e na América Latina como um todo – é a baixa cobertura e penetração das redes LTE. Por conta disso, Cesar acredita que algumas operadoras vão preferir lançar antes serviços de voz via WiFi. Hoje, esse tipo de estratégia já foi adotada por empresas como Vivo e Porto Seguro Conecta.
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