Um leitor tecnológico fica localizado dentro da alça (Fonte da imagem: Reprodução/CNET)
A concorrência mercadológica atual fez com que lugares e objetos, até então pouco usuais, se transformassem em um bom ponto de marketing. Aliado a isso está a tecnologia, que permite deixar qualquer anúncio, por menor que seja, mais interativo e atrativo ao consumidor.
E foi seguindo essa linha que a empresa japonesa Shunkosha criou o chamado “Strappy”: uma cobertura de plástico retangular colocada nas alças penduradas no teto do metrô. Com esse novo objeto de marketing, as pessoas que estão no trem podem colocar seus smarphones próximos das caixas azuis para que, assim, seus navegadores sejam direcionados a uma URL com anúncios, cupons ou outros materiais de propaganda.
Esse tipo de marketing interativo é realizado por um leitor localizado dentro da alça — ele suporta o mesmo sistema utilizado pelos cartões recarregáveis do metrô, denominado de padrão FeliCa NFC.
Atualmente, o sistema está sendo testado em poucos carros e exige uma forte conexão de dados subterrâneos. No entanto, tal característica não será um empecilho por muito tempo, já que algumas empresas já estão construindo antenas dentro de túneis do metrô de Tóquio.
Categorias