No final de 2015, noticiamos aqui no TecMundo que George “Geohot” Hotz, um dos pioneiros na criação de jailbreaks para iPhones, estava trabalhando em um sistema próprio de direção 100% autônoma. Agora, a startup Comma.AI do hacker e desenvolvedor anunciou publicamente que está encerrando o projeto por conta da intervenção da principal instituição de segurança no trânsito dos Estados Unidos.
Por meio de uma carta enviada à Comma.AI, a National Highway Traffic Safety Administration solicitou que a startup fornecesse informações específicas para garantir a segurança da sua tecnologia Comma One, que prometia transformar quase qualquer carro em um veículo totalmente autônomo. Caso o empreendimento de Geohot se recusasse a fornecer os dados exigidos, estaria sujeito a multas de até US$ 21 mil (cerca de R$ 67.226) por dia.
“Recebi isso no correio de hoje. É a primeira vez que ouço eles e já começam com ameaças. Sem tentativa de diálogo. Prefiro muito passar minha vida construindo tecnologias incríveis do que lidando com reguladores e advogados. Isso não vale a pena. O Comma One foi cancelado. A Comma.AI vai explorar outros produtos e mercados. Saudações de Shenzhen, China”, anunciou o desenvolvedor por meio de uma série de tweets na conta da startup.
Got this in the mail today. https://t.co/BsEANVWoXn First time I hear from them and they open with threats. No attempt at a dialog. -GH 1/3
— comma ai (@comma_ai) 28 de outubro de 2016
Would much rather spend my life building amazing tech than dealing with regulators and lawyers. It isn't worth it. -GH 2/3
— comma ai (@comma_ai) 28 de outubro de 2016
The comma one is cancelled. comma.ai will be exploring other products and markets. Hello from Shenzhen, China. -GH 3/3
— comma ai (@comma_ai) 28 de outubro de 2016
O que Geohot pretende fazer com sua empresa na China? Será que eles vão continuar trabalhando no mercado automobilístico? Somente o tempo apresentará a resposta para essas e outras perguntas. Enquanto isso, você pode clicar aqui para saber mais sobre a ideia original do hacker para o sistema Comma One.
Categorias