Em meio à elegância do hotel Windsor Marapendi na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a Ford anunciou oficialmente a chegada da versão híbrida, com propulsão elétrica e a gasolina, da mais nova edição de seu luxuoso sedã grande. O Fusion Hybrid 2017 vem para o território nacional trazendo soluções avançadas de assistência ao motorista, recursos semiautônomos de condução, conectividade de última geração e mais sustentabilidade do que o modelo sem motor movido a eletricidade.
Marcado para chegar às concessionárias logo no começo de novembro, o carro conta com mudanças em seu design exterior e acabamento interno, feitas para reforçar sua proposta de oferecer o máximo de tecnologia em um carro de luxo. Segundo o gerente de marketing da Ford, Fernando Pfeiffer, o Fusion Hybrid 2017 apresenta recursos inteligentes que sequer estão presentes mesmo em veículos de fabricantes do mercado mais premium.
Rodando com força e estilo
Somando as capacidades de seu motor elétrico e a gasolina, que alternam seu funcionamento de acordo com a velocidade na qual o carro trafega, o híbrido apresenta um consumo de 16,8 km por cada 1 litro de gasolina consumido na cidade – valor que vai a 15,1 km/l na estrada. Graças ao sistema de freio regenerativo, o veículo reabastece suas reservas energéticas sempre que tiver sua velocidade reduzida – quanto mais suave a frenagem, mais eletricidade ele ganha.
O Fusion Hybrid 2017 apresenta um consumo de 16,8 km por cada 1 litro de gasolina consumido na cidade
A propulsão é garantida pela combinação de um motor 2.0 de ciclo Atkinson a gasolina e outro elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio recarregável com 8 anos de garantia de fábrica. Para gerenciar ambos os sistemas, o Fusion Hybrid faz uso de uma transmissão continuamente variável e-CVT, que permite que o veículo disponha de uma potência combinada de 190 cv. No lugar da alavanca de câmbio automático tradicional, o carro vem com um seletor rotativo E-Shifter.
O carrão conta com controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, freios ABS com distribuição eletrônica, assistente de frenagem de emergência (com direito a alerta visual de risco de colisão para o motorista), sensores de proximidade em todas as direções e um sistema de ajuda para partida em rampas. Dentro da cabine, o silêncio é garantido por vidros acústicos e um conjunto de microfones e alto-falantes capazes de reduzir os ruídos na cabine – como se você estivesse dentro de um gigantesco fone com noise-cancelling.
Sentar na cabine do Fusion Hybrid 2017 é como estar dentro de um gigantesco fone com noise-cancelling
Tecnologia não falta
A segurança também é uma prioridade, reforçada pelo piloto automático adaptativo com “stop and go”, que monitora o veículo à frente e controla a velocidade do Fusion até a parada total para manter a distância configurada. O carro também detecta pedestres por meio do uso de seu radar e câmeras, parando de andar automaticamente em caso de risco de atropelamento. E caso isso não consiga impedir batidas, o veículo ainda conta com 8 airbags, cintos traseiros laterais infláveis e assistência de emergência, que chama o SAMU por meio de um celular pareado.
O sistema SYNC 3 teve sua interface melhora e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay
O Fusion Hybrid 2017 também não deixa de lado a questão da conectividade, trazendo de fábrica o sistema SYNC 3 da Ford, que integra uma tela capacitiva de 8 polegadas com interface reformulada para lembrar a utilização de smartphones, processamento 10 vezes mais rápido que a versão anterior e comandos de voz aprimorados. Tudo isso é compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay, garantido que você poderá utilizar os recursos conectados da forma que achar mais confortável.
O som vem com a qualidade da Sony e conta com nada menos do que 12 alto-falantes espalhados pelo carro. O painel também tem dois displays configuráveis de 4,2 polegadas cada, permitindo que o motorista selecione várias opções do veículo que deseja ver – incluindo guias que ilustram o quão sustentável está sendo a sua condução.
O interior do Fusion Hybrid 2017 é cheio de recursos tecnológicos
Quem já gostava do assistente de baliza presente em alguns veículos da Ford, capaz de parar o carro em vagas paralelas sem que o condutor precise tocar no voante, também vai gostar de saber que o Fusion Hybrid 2017 vem com um sistema de estacionamento automático de segunda geração, que também funciona com vagas perpendiculares.
E o preço?
Previsto para chegar às lojas já no dia 1º de novembro, o Fusion Hybrid 2017 chega ao Brasil apenas em sua versão top de linha, a Titanium. Com todos os recursos tecnológicos, estéticos, de segurança e de conforto que citamos acima, o veículo será vendido no território tupiniquim por R$ 159.500, preço que a fabricante define como “altamente competitivo comparado a outros modelos híbridos do mercado, e mesmo opções de outras categorias.
A empresa ressalta também o valor fixo das revisões previstas para os 3 anos de garantia normal do carro, que juntas saem por R$ 952. Para comparação, a Ford indica que a manutenção de sedãs premium da concorrência costuma custar de R$ 4 mil a R$ 6 mil. Além disso, o cliente também pode optar pelos planos Ford Protect Advanced e Premium, que adicionam, respectivamente, uma ou duas revisões e ampliam a garantia de fábrica para 4 ou 5 anos.
De acordo com Fernando Pfeiffer, pesquisas recentes indicam que, no ano de 2016, o Fusion assume a primeira posição na satisfação dos clientes entre todos os segmentos do mercado, superando marcas japonesas e estabelecendo sua soberania. Hoje, o Fusion Hybrid já somou mais de 1,8 mil unidades vendidas no Brasil desde o seu lançamento – e a Ford pretende que os números continuem crescendo com o modelo 2017.
Durante o evento de anúncio do carro no Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de fazer um test-drive da novidade. Em breve postaremos nossas impressões sobre a direção e os recursos tecnológicos do Fusion Hybrid 2017, então fiquem ligados.
Categorias