Como a Corsair está se armando para dominar o mercado de periféricos gamer

4 min de leitura
Imagem de: Como a Corsair está se armando para dominar o mercado de periféricos gamer

Se você está mais familiarizado com componentes de hardware para computadores, com certeza já ouviu falar sobre a Corsair. A companhia norte-americana, fundada em meados da década de 90, se especializou na fabricação de memórias RAM, fontes de alimentação, watercoolers, discos de armazenamento SSD, gabinetes, entre outros elementos para a composição de PCs de alto desempenho.

Por oferecer aos consumidores peças de ponta, naturalmente seus produtos foram bem recebidos e acabaram sendo diretamente relacionados ao público gamer, que geralmente é muito exigente. Já bem posicionada nesse mercado acirrado, a empresa decidiu recentemente que estava na hora de investir também em outros segmentos dentro do universo dos jogos.

Com isso, a marca projetou e lançou periféricos voltados para quem gosta de jogar. Nós conversamos com um dos representantes da companhia em nosso país para saber como ela está se preparando para desbravar esse novo nicho de produtos dentro do seu portfólio.

Reposicionamento de mercado

Em 2014, a Corsair completou 20 anos de existência e essa comemoração foi escolhida também para marcar o lançamento da sua divisão de periféricos destinados para jogadores: a Corsair Gaming. Ao que parece, a companhia não quer simplesmente abranger um novo mercado, mas se tornar a líder do segmento — assim como já domina nichos específicos de hardware.

“A empresa vai manter o mesmo padrão que nos tornou líderes em componentes para buscar a liderança também nessa nova divisão. O crescimento desse mercado nos incentivou a investir nos profissionais de mais alto nível e não medir esforços para prover aos jogadores o que existe de melhor”, comentou Ronaldo Buassali, overclocker profissional e diretor de marketing da empresa no Brasil.

“De projetistas de carros como a BMW, aos campeões dos jogos que mais requerem habilidade, houve total envolvimento com nosso departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Estamos só no começo e sabemos que o ano de 2015 será uma nova e vitoriosa era para a companhia", complementou o campeão da edição do ano passado da Master Overcloking Arena e detentor de vários títulos.

Buassali reafirmou esse engajamento da Corsair em entrar de cabeça nesse segmento revelando os altos investimentos feitos em marketing, com produções audiovisuais em alta definição que custaram centenas de milhares de dólares.

Parcerias importantes

Com a contratação de designers e projetistas renomados, os consumidores podem esperar por produtos mais do que atraentes visualmente. Nesse sentido, a Corsair se preocupou também em concretizar parcerias importantes para a aquisição de conhecimento e tecnologias. Um desses acordos foi com a Cherry — respeitada fabricante de dispositivos de entrada para computadores.

Segundo Ronaldo Buassali, a associação com essa empresa rendeu à Corsair algumas patentes, com especial destaque para o sistema de iluminação RGB de teclados. Tal tecnologia possibilita que as luzes indicativas dos periféricos, muito úteis quando o PC é usado em ambientes escuros, sejam customizáveis.

Os novos concorrentes

A Corsair entrou para valer no mercado de periféricos em setembro, quando anunciou as linhas de teclados mecânicos K65 RGB, K70 RGB e K95 RGB, o mouse M65 RGB e os headsets H1500 e H2100 (ambos são Dolby 7.1, mas o segundo é wireless). Mais recentemente, a companhia lançou o mouse Sabre RGB — o qual possui um modelo com sensor laser de 8.200 DPI e outro com sensor óptico de 6.400 DPI.

Entre todos esses produtos, aquele que ganhou grande notoriedade, sendo premiado na Computex 2014, foi o teclado K70 RGB. “Com um design inovador e feito para atender aos que buscam o que existe de melhor para jogos em primeira pessoa, desde o seu lançamento ele tem obtido massiva aprovação entre o público gamer”, explicou o diretor de marketing.

Essa boa aceitação se deve à sua estrutura em alumínio, teclas WASD texturizadas, iluminação nas cores azul, branca, vermelha ou RGB — que pode formar até 16 milhões de tonalidades distintas — e teclas mecânicas Cherry nos modelos MX Blue, MX Brown ou MX Red, que proporcionam nuances diferentes de toque.

No início do ano, nós tivemos a oportunidade de testar o kit gamer Corsair Vengeance, o qual inclui a versão antecessora desse teclado, o K70 (sem a presença da tecnologia RGB), e clicando aqui você confere o que achamos desse grupo de periféricos. Porém, poucos dias atrás recebemos o K70 RGB e preparamos esta matéria com os efeitos mais loucos que você pode fazer no teclado da Corsair.

Buassali ainda reitera que “os modelos da empresa também consideram diferentes biótipos, preferências e até condições financeiras pessoais dos consumidores. Uma grande variedade de produtos será lançada, desde opções que partem de um custo relativamente baixo (a considerar a tecnologia e qualidade envolvidas) até o que existe de mais ‘top’ no mercado”. Acesse esta página para saber mais detalhes de cada produto da linha.

Expansão territorial

Para lutar pelo trono do mercado de periféricos, a Corsair Gaming precisa alcançar o maior número possível de consumidores. A empresa não perdeu tempo e já começou o trabalho de espalhar a sua presença pelo mundo participando de eventos em diversos continentes, incluindo as badaladas Pax Prime, Computex e Gamescom. E o Brasil não foi deixado de lado. Conforme informado por Ronaldo Buassali, a companhia estará na Comic Con Experience, conferência que será realizada em São Paulo de 4 a 7 de dezembro.

A empresa também tem apostado no patrocínio de equipes de eSport para divulgar sua marca. Entre os times internacionais financiados pela Corsair estão Avant Gaming, H2K e Complexity. O diretor de marketing da companhia aproveitou para salientar que o grupo brasileiro Corsair Dai Dai Galax (que costuma participar de campeonatos de League of Legends, Crossfire e Point Blank) também estará na CCXP no mês que vem.

“Acreditamos que a chegada tão forte da Corsair Gaming deverá ‘despertar’ uma acirrada competição entre as empresas que dominam este mercado. Estamos atentos para os novos lançamentos que estão chegando e vamos publicar as nossas análises”, explicitou o executivo. “Para atender ao consumidor brasileiro, a empresa manterá o mesmo site de suporte em português, instalado em www.suporte-corsair.com.br, onde as lojas oficiais cadastradas, o suporte técnico e a garantia podem ser acessados”, finalizou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.