Seja para recortar, copiar, executar ou excluir vários arquivos simultaneamente, o primeiro recurso no qual se pensa para filtrar o que deve ou não ser alterado é segurar a tecla Ctrl e selecionar ou desselecionar aquilo com o que você quer – ou não – lidar. Apesar dessa ser uma função aparentemente prática, o Windows Vista oferece uma opção ainda mais simples para a manipulação de múltiplos arquivos: as caixas de seleção (checkboxes).
Nunca tive problemas com o Ctrl. Por que mudar?
Praticidade. A questão é: por que usar mouse e teclado para fazer algo que se possa fazer usando exclusivamente o mouse? Além de ganhos em velocidade, utilizar o recurso é uma alternativa astuta para pessoas que, por exemplo, não têm uma das mãos (minoria que, em se tratando de informática, deveria ser um dos principais alvos de tecnologias como a Central de Facilidade de Acesso – acessórios já integrados ao sistema operacional e que visam facilitar a vida de quem tem algum tipo de deficiência física).
Para habilitar o recurso, execute o Windows Explorer (no menu Iniciar, digite “explorer” na caixa de pesquisa) e, nele, clique em "Organizar". Dentre as opções que surgirão, selecione “Opções de Pasta e Pesquisa”; na aba “Modo de Exibição”, marque a caixa “Usar as caixas de seleção para selecionar itens” e confirme (clicando primeiro em “Aplicar” e, em seguida, em “Ok”).
A partir de agora haverá a opção de escolher, sempre que múltiplos arquivos forem selecionados com o mouse, com quais deles se deseja interagir (através da marcação ou não das caixas de seleção – checkboxes).