Enquanto as vendas de smartphones só crescem, as compras de tablets em todo o mundo só caem. Estamos no segundo trimestre consecutivo em que o número só desce a ladeira. Apesar disso, o gadget que continua liderando os consumidores é o Apple iPad, segundo um novo relato da IDC.
Em números, foram registrados 5,9% de queda nas vendas, marcando 47,1 milhões de entregas. "O mercado lento que notamos no último trimestre continua afetando o segmento de tablets, porém vimos um crescimento em áreas que estão começando a se materializar", comentou Jean Philippe Bouchard, diretor da IDC. "Tablets com serviço celular estão crescendo mais que o resto do mercado, o que dá lucro para OEMs e operadoras móveis", explica.
Como era esperado, a Apple ainda lidera este mercado, entregando 12,6 milhões de iPad no primeiro trimestre e pegando uma fatia de 26,8% do volume total. Já no segundo trimestre, a Maçã disse que vendeu 21,4 milhões de unidades — 21% a menos que no mesmo período em 2014.
A IDC também acredita que as vendas de iPads vão continuar caindo, isso porque a tendência é que as telas de iPhones fiquem cada vez maiores. Quem segura o segundo lugar no mercado é a Samsung, com 19,1%. Fechando o top 3 está a Lenovo com 5,3%.
Confira a lista completa abaixo:
- Apple: 26,8%
- Samsung: 19,1%
- Lenovo: 5,3%
- ASUS: 3,8%
- LG: 3,1%
- Outros: 41,8%
Fontes