A Microsoft ainda não conseguiu emplacar comercialmente o Surface, tablet voltado para trabalho e produtividade. Um trio de engenheiros que trabalhava na Google e deixou a empresa, entretanto, acredita que a ideia tem potencial — e decidiu lançar uma versão idêntica, porém rodando outro sistema operacional.
A startup chinesa Jide apresentou na CES 2015 o "Ultra Tablet" Remix, descrito como um elo entre laptops e tablets e sendo o dispositivo mais indicado para produtividade. As semelhanças com o Surface são gritantes no visual: há uma capa que vira teclado que pode ser conectado via magnetismo ao gadget e um kickstand para deixá-lo inclinado sob diferentes ângulos (40º e 80º, dependendo da sua necessidade).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Especificações técnicas
- Sistema operacional: Android 4.4.2 (modificação Remix OS)
- Tela: 11,6" IPS Full HD (1920x1080p) com multitoques de 10 pontos
- Processador: NVIDIA Tegra 4+1 A15 de 1,81 GHz
- GPU: Tegra GPU GeForce ULP 72
- Memória RAM: 2 GB
- Armazenamento interno: 16 GB ou 64 GB (suporta microSD)
- Câmeras: 5 MP (frontal e traseira)
- Conectividade: WiFi, WLAN, Bluetooth 4.0, Miracast
- Entradas: fone de ouvido, microUSB 2.0, dock magnético de recarga
- Bateria: 8.100 mAh
- Dimensões: 18,9x29,5x0,95 cm
- Peso: 860 g
Eu já vi isso em algum lugar...
Na apresentação, a companhia destacou também o sistema operacional utilizado. Trata-se de uma modificação do Android batizada pela startup de Remix OS. Até aqui há semelhanças com o Surface: os apps surgem em janelas, é possível trocar entre eles em uma barra de tarefas que fica na parte inferior da tela e o esquema de cores para cada ferramenta é igual ao utilizado pelo Windows 8.
Ele é "fabricado para grandes telas" e possui vários apps próprios, como um navegador, um cliente de email e um gerenciador de arquivos.
O Jide Remix deve ser lançado nos mercados chinês, britânico e norte-americano, chegando aos dois últimos a partir do segundo semestre de 2015. O preço, bem menor do que o Surface, é uma das armas da Jide para vencer o "irmão mais velho": o modelo de 64 GB custará o equivalente a R$ 1,2 mil, enquanto o de 16 GB, que tem várias cores disponíveis, sairá por cerca de R$ 930.
Fontes