A Microsoft vai entrar com tudo na briga do recém-descoberto mercado de tablets. O presidente executivo da companhia, Steve Ballmer, anunciou nesta terça-feira que um novo tablet com Windows será lançado até o Natal deste ano para competir de igual para igual com o iPad.
Ainda não há informações se o produto será apenas apresentado antes do Natal ou se já estará disponível nas lojas para o consumidor. Ele também não informou qual empresa ficará responsável pela fabricação do produto. "Vocês verão novos tablets com o Windows instalado... Neste Natal", destacou Ballmer em uma audiência de estudantes, funcionários e jornalistas na London School of Economics.
Depois do lançamento do iPad, os tablets se tornaram uma verdadeira obsessão para muitas empresas. Segundo projeções de mercado, estima-se que apenas em 2010 pelo menos 10 milhões de tablets serão comercializados. A Apple tem a maior fatia deste mercado, tendo vendido mais de 3,3 milhões de unidades.
Durante a CES 2010, Steve Ballmer mostrou um tablet da HP operando com Windows, antes mesmo do lançamento do produto da Apple. Porém, pouco se falou sobre ele depois da apresentação. No mercado de celulares a situação não é diferente.
Apple, HTC e BlackBerry têm desempenho superior à Microsoft em vendas. O Windows para celulares detinha 8,7% do mercado em 2009, mas esse número deve cair pela metade até 2014, chegando a apenas 3,9%. No mês de julho a Microsoft também cancelou um celular voltado para adolescentes depois de três meses de baixas vendas.