Sensores capacitivos vão saber tudo sobre o posicionamento dos dedos, inclusive se eles estão esticados, meio dobrados ou se a mão está completamente fechada
A Valve, responsável pela plataforma de venda de games Steam e parceira da HTC no desenvolvimento dos óculos de realidade virtual Vive, já está fornecendo a desenvolvedores o protótipo de um novo dispositivo que pretende tornar mais real ainda a experiência dos usuários em VR.
Trata-se do Knuckles, um controle para ser usado em jogos e outras aplicações de realidade virtual que vai rastrear o uso de cada um dos dedos do usuário de maneira individual.
De acordo com novas informações fornecidas pela própria Valve, o controle é preso às mãos por meio de uma tira regulável, para que você possa abrir as mãos sem deixá-lo cair, e sensores capacitivos vão saber tudo sobre o posicionamento dos dedos, inclusive se eles estão esticados, meio dobrados ou se a mão está completamente fechada.
Esquema mostra como o Knuckles vai funcionar
Dedos individuais
Como é possível ver nas imagens, o Knuckles parece bastante ergonômico e fácil de usar. Com a tira presa em sua mão, você posiciona os dedos sobre os sensores para que eles “vejam” onde cada um está. Para o dedo indicador, há uma espécie de gatilho e na parte onde vai o dedão é possível usar um trackpad e outros botões adicionais.
Protótipos do Knuckles já estão sendo testados por desenvolvedores de aplicações para a SteamVR
Esse controle promete ser mais complexo do que o controle atual para o HTC Vive, que possui sensor apenas para o indicador, e isso serve como parâmetro para a mão inteira. Protótipos do Knuckles já estão sendo testados por desenvolvedores de aplicações para a SteamVR, a plataforma exclusiva para realidade virtual dentro da Steam. Ainda não se sabe quando o controle vai estar disponível para o público geral.
Fontes
Categorias