A fabricante Seagate deu uma excelente notícia nesta terça-feira (8): a unidade de armazenamento SSD mais rápida do mundo está pronta para ser produzida em massa.
O modelo alcança desempenho de 10 GB/s, sendo até 4 GB/s mais rápido que os modelos anteriores que levavam esse título. E as boas notícias não acabam por aí: ele já está devidamente homologado pela Open Computer Project (OCP), o que significa que suas especificações são ideais para otimizar data centers a partir dos atuais padrões adotados no mercado.
Qualquer sistema que trabalhe a partir do protocolo NVMe, também da Seagate, poderá utilizar o novo e ultraveloz SSD. O objetivo dele é substituir o padrão SATA e criar um sistema de linguagem mais simples e rápido entre dispositivos de memória. As especificações ajudam ainda na redução dos gastos de energia e outros custos de operação.
Boas perspectivas
Com interface de conectividade PCIe x16, amostras da unidade SSD já foram enviadas para a avaliação de consumidores. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2016 e ainda não há indicação da capacidade, mas elas devem começar entre 3,2 TB ou 3,84 TB nos modelos de alto desempenho.
A Seagate ainda anunciou que está em fase de produção de um SSD de 6,7 GB/s com conectividade PCIe de 8x — uma unidade que não é top de linha, mas é a mais rápida em sua categoria. Ambos devem ser mostrados. Open Compute Project Summit 2016, que acontece a partir de hoje (9) na Califórnia.
SSD vale a pena ? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias