Reviravolta? Spartan bate Chrome em testes de benchmark
Novo browser da Microsoft se sai bem em testes de desempenho

Imagem de Reviravolta? Spartan bate Chrome em testes de benchmark no tecmundo
São várias as opções de navegadores disponíveis. Contudo, uma "unanimidade" na internet é quase certa: fuja do Internet Explorer. Apesar de as últimas versões terem melhorias, ele não voltou aos corações e às mentes dos internautas. Então, a Microsoft apostou no Project Spartan, um navegador totalmente reformulado e com um novo design. Ao que parece, os primeiros resultados positivos estão surgindo.
O Neowin fez alguns testes de benchmark com o browser e ele se saiu melhor que o esperado, batendo até o Google Chrome, um dos navegadores mais utilizados e queridos no mundo. No teste Octane 2.0, uma avaliação criada pela própria Google, o Spartan alcançou 32 mil pontos, enquanto o Chrome ficou nos 30 mil. Não pode parecer muito, mas veja: o Internet Explorer 11, no Windows 8.1, marcava apenas 17 mil pontos. Em terceiro lugar, o Firefox Nightly fica com 27 mil.
Outro benchmark de HTML5 mostrou um avanço da Microsoft. Apesar de o líder ainda ser o Chrome, com 535 pontos, o Spartan chegou aos 400 — e o IE morria na praia com 336 pontos.
E o que tudo isso significa? O Spartan vai ser um sucesso, cair na graça da internet e roubar o mercado do Chrome, Firefox e tantos outros navegadores? A resposta é não. Pelo menos, ainda é muito cedo para a Microsoft cantar vitória antes da hora. Também já sabemos que testes de benchmark podem ser fraudados. Contudo, os consumidores só têm o que comemorar, pois um provável grande produto vai chegar em breve.

Por Felipe Payão
Felipe Payão é jornalista. Cobre a editoria de cibersegurança com foco em cibercrime há oito anos e possui dois prêmios especializados: ESET América Latina e Comunique-se 2021.