Entre banners direcionados, postagens patrocinadas em redes sociais e emails publicitários enviados para nossas caixas de entrada com base nas nossas preferências pessoais, é fato que nossas vidas online estão cercadas por publicidade. Por mais que as pessoas tentem se proteger da fúria dos anunciantes, a cada dia que passa as empresas se tornam mais criativas. E agora parece que não vamos conseguir escapar nem no mundo real.
Responsável pelo serviço postal no Reino Unido, a Royal Mail firmou uma parceria com uma empresa não especificada de varejo online para testar uma nova forma de levar propagandas direcionadas até os consumidores. A ideia é usar o correio físico para entregar cartas com anúncios específicos diretamente nas casas dos usuários da empresa de comércio pela internet.
Segundo a Royal Mail, somente os clientes cadastrados no varejista que concordarem receberão as correspondências publicitárias. As cartas funcionarão de forma similar aos alertas por email que já conhecemos, promovendo produtos pelos quais os usuários já demonstraram algum interesse. A empresa de correio ressalta que é responsável apenas pela entrega e diz que os dados pessoais são mantidos nos bancos de dados da loja online.
Pensando nas vantagens
De acordo com o chefe da divisão de marketing direto da Royal Mail, Jonathan Harman, as campanhas postais podem trazer benefícios significativos para varejistas da internet. “Claro, é muito mais caro mandar mil dessas cartas do que a mesma quantidade de emails, mas as respostas também podem aumentar 100 vezes”, ressaltou.
E você, o que acha da ideia de ter que começar a limpar o spam também na sua caixa de correio física? Acredita que há árvores suficientes no mundo para permitir tanto esbanjamento de papel? Ou então pensa que pode ser uma boa ideia ter lembretes de produtos interessantes disponíveis para compra chegando na porta da sua casa? Deixe sua opinião nos comentários.
Fontes