Chegou ao fim nesta semana, a minissérie Disclaimer*, original da Apple TV+. Chegando de mansinho e sem muita divulgação no streaming (como geralmente acontece com a maioria das produções da Maçã), a série passou despercebida pelo grande público.
Se você faz parte desta parcela da população e não está por dentro da nova série da Apple, já fica a dica: assista o quanto antes. Em mais um acerto do streaming neste ano, Disclaimer traz um suspense dramático com a sempre ótima Cate Blanchett interpretando uma mulher assombrada pelos segredos do seu passado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Saiba mais sobre a série Disclaimer* abaixo!
Sobre o que fala Disclaimer*?
A trama começa apresentando Catherine Ravenscroft (Cate Blanchett), uma jornalista respeitada, e sua família. Ela construiu sua carreira revelando os erros e transgressões de outras pessoas – fato que sempre dividiu o público.
Um dia, Catherine recebe um pacote anônimo pelo correio. Na caixa, apenas o livro de um autor desconhecido. O problema começa quando ela percebe que a trama do livro é baseada na história de sua vida e os seus segredos mais sombrios estão expostos.
Sem saber quem mandou o pacote ou a identidade do autor, Catherine faz de tudo para esconder o livro do marido Robert e do filho Nicholas, mas a tarefa se complica a medida que o seu "chantageador" fica cada vez mais disposto a revelar tudo para a família.
Com direção e roteiro de nada mais nada menos que do prestigiado Alfonso Cuarón (Gravidade, Roma e Filhos da Esperança), a produção é baseada no livro Difamação, lançado em 2015 pela autora Renné Knight.
Disclaimer* é um thriller psicológico que não investe em grandes plots ou viradas ao longo dos episódios, mas sim em esmiuçar a moralidade dos seus personagens, que, inclusive, são cheios de camadas. Por isso, não vá esperando grandes momentos de ação, a produção é daquelas para se assistir com calma – o que não impede de entregar um desfecho que vai deixar os desavisados em choque.
Outro ponto interessante é que a história é contada em um formato que lembra um audiobook. São usadas narrações em primeira pessoa contando as emoções dos personagens (alternando entre as perspectivas de Catherine e dos coadjuvantes).
A sacada aqui é que o formato parece nos transportar para dentro de um livro, em que é possível saber exatamente o que se passa na cabeça dos personagens.
Com duas linhas do tempo mostradas ao mesmo tempo, uma no passado e outra no presente, a trama vai preenchendo as lacunas com a paciência que um bom drama pede.
No que parece ser, inicialmente, apenas uma história sobre vingança, Disclaimer traz reflexões mais profundas sobre machismo, descredibilização da mulher e até sobre a cultura do cancelamento (principalmente quando só vemos uma parte da história).
Por fim, provando mais uma vez porque é uma das maiores atrizes da atualidade, Cate Blanchett entrega uma perfomance incrível e emocionante que tem tudo para concorrer no Emmy 2025. Por aqui, já estamos torcendo para isso!
Os sete episódios de Disclaimer estão disponíveis no Apple TV+.