No fim da década de 1990 e no começo dos anos 2000, um programa media player atraiu grande parte do pessoal que utilizava o sistema Windows — o software em questão é o Winamp, sendo que ele chamava a atenção por conta das suas alternativas de personalização. No entanto, depois de 15 anos, essa história está chegando ao fim.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com uma mensagem postada na página do próprio Winamp, o programa e todos os serviços online ligados a ele vão deixar de receber assistência a partir do dia 20 de dezembro deste ano. Dessa maneira, o aplicativo não vai mais poder ser baixado, assim como os outros recursos não vão mais funcionar.
Uma dúvida permanece
Nenhuma explicação clara foi dada para que o programa fosse desativado, mas especula-se que o motivo seja a popularidade. Com o surgimento de outras alternativas — como o iTunes, por exemplo — o engajamento dos usuários em relação ao Winamp caiu bastante. A última tentativa de reviver o recurso foi o lançamento das versões para iOS e Android.
Contudo, parece que os resultados obtidos não corresponderam às expectativas dos responsáveis pelo projeto. Dessa maneira, caso você queira que o seu computador contenha um “parte da história” da internet, é necessário clicar aqui e realizar o download antes do dia 20 do próximo mês.