DLSS 4 com Frame Generation dá mais 10% de FPS nas RTX 40

1 min de leitura
Imagem de: DLSS 4 com Frame Generation dá mais 10% de FPS nas RTX 40

Com o anúncio do DLSS 4 na CES 2025, a Nvidia já havia confirmado que a nova tecnologia seria compatível com as GeForce RTX 40, e um Jacob Freeman, um funcionário da empresa, confirmou melhorias do Frame Generation com saltos de desempenho em 10%. Sua publicação no X (antigo Twitter) também esclareceu que o recurso usa menos VRAM na renderização das imagens.

Durante a revelação do recurso, a companhia prometeu que o DLSS 4 chegaria à geração RTX 40, mas não forneceu tantos detalhes. Freeman compartilhou o mesmo conteúdo exibido pela Nvidia, mas agora confirmou que o Frame Generation do DLSS 4 também será aprimorado para essas placas e reiterou a melhoria de até 10% em desempenho adicional.

O rápido teste, realizado em Warhammer 40.000: Darktide, mostra um salto de 124 para 137 frames e embora 10% não seja um valor tão noticiável assim na jogatina a essa taxa de quadros, a atualização do novo DLSS é gratuita.

Mais FPS, menos consumo de VRAM

No entanto, um dos aspectos mais interessantes neste comparativo é a diminuição dos níveis de memória. Com o DLSS 3 e o Frame Generation, o game consome 9 GB de memória VRAM, enquanto a nova aplicação reduz esse consumo em 400 MB, diminuindo o uso geral para 8,6 GB.

Por mais que 400 MB a menos também pareça pouco, essa redução pode ajudar muito os usuários de placas de entrada ou intermediários com 6 ou 8 GB de memória. Ao longo dos anos, os games têm exigido placas com mais VRAM por conta de texturas realistas em alta resolução.

Vale lembrar que esse DLSS 4 para as RTX 40 apenas aprimora o Frame Generation original, mas não inclui o novo Multi Frame Generation, que pode fornecer saltos expressivos em FPS e é exclusivo das RTX 50. Os primeiros games disponíveis com o DLSS 4 estarão disponíveis a partir de 30 de janeiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.