O mercado de apps continuou em movimento em 2024, e apps famosos se mantiveram relevantes. Contudo, o palco das lojas de aplicativos abriu espaço para programas inéditos, permitindo que o público conhecesse propostas distintas de utilitários, jogos e redes sociais.
Neste texto, o TecMundo faz um compilado com os aplicativos que mais bombaram ao longo de 2024, seja por número total de downloads, relevância nas notícias ou aparição na lista de favoritos das gigantes Google e Apple.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Abaixo, veja a coletânea completa e, quem sabe, não aproveita a chance de conhecer mais alguma ferramenta para baixar no celular.
11. Threads
A turbulência do X, antigo Twitter, causada pela gestão de Elon Musk gerou uma evasão significativa de usuários para outras redes sociais — e uma das plataformas que surfaram nesse movimento foi o Threads. A plataforma baseada em textos "irmã" do Instagram somou milhões de novos usuários com bastante frequência, e recentemente mostrou que está no caminho de superar o site rival.
Além da crise, outros fatores favorecem o Threads: a íntima integração com o Instagram, o fácil cadastro e a proposta mais simples tornam a plataforma atrativa para usuários que buscam alternativas ao X. Dessa forma, o novo projeto da Meta consegue até aproveitar a curiosidade das pessoas que querem dar só uma espiadinha.
10. Bluesky
Outro surfista da crise do X foi o Bluesky. A rede social baseada em texto foi desenvolvida com a colaboração de um dos fundadores do Twitter, Jack Dorsey, assim herdando várias das características que tornaram a rede do passarinho azul famosa.
A debandada de brasileiros ocasionada pela suspensão temporária (e historicamente longa) da rede de Elon Musk no Brasil também impulsionou o Bluesky. A plataforma foi uma das alternativas favoritas do público local, movimento até reconhecido pelos perfis oficiais da plataforma.
9. ChatGPT
O ano de 2024 foi marcado por uma evolução rápida das inteligências artificiais generativas, e a OpenAI foi uma das protagonistas nesse cenário. Segundo a App Store, o app do ChatGPT foi um dos mais baixados no iPhone.
Neste ano, o ChatGPT recebeu inúmeras melhorias, como modelos inéditos, novos planos de assinatura e mais recursos para dinamizar e facilitar a conversação. Portanto, não é uma surpresa que ele tenha figurado entre os destaques da loja da Apple.
8. CapCut
O editor de vídeos CapCut figurou entre os apps mais baixados no mundo inteiro em determinados momentos do ano, conforme levantou o site Statista. A ferramenta faz parte do ecossistema de serviços da ByteDance e, aparentemente, se tornou referência no segmento.
O CapCut é um editor de vídeo bastante robusto, mas bem fácil de usar. O aplicativo está disponível para várias plataformas (Android, iOS, Windows e web), permitindo que usuários incrementem as próprias criações com uma série de funções gratuitas.
7. Max
Seja na Play Store ou na App Store, o Max figurou entre os apps mais baixados do ano. O serviço de streaming mudou de nome — indo de HBO Max para apenas Max.
É possível que a mudança do nome do serviço, somado ao lançamento do novo app, tenha inflado artificialmente o total de downloads da Max. De toda forma, não deixa de ser um dos serviços de streaming mais relevantes do momento.
6. TikTok
O TikTok está longe de ser apenas uma febre do momento, e 2024 reforçou essa suspeita: a rede social registrou 825 milhões de downloads no ano, segundo o Statista.
A plataforma não necessariamente inventou o formato de vídeo curtos, mas certamente popularizou a categoria a ponto de se tornar um denominador comum com várias outras redes, incluindo o YouTube e o Instagram.
5. Temu
A Temu chegou ao Brasil em maio deste ano, e a loja figurou entre os apps mais baixados na Play Store, na App Store e no levantamento do site Statista.
A loja é conhecida pela venda de produtos com preço bem baixo nas mais variadas categorias, como roupas, calçados, artigos esportivos, eletrodomésticos e mais.
4. Pokémon TCG Pocket
Um dos games mobile mais populares do ano, Pokémon TCG Pocket busca proporcionar a sensação de colecionar cartas e montar seu próprio deck para batalhar com outros jogadores.
Simples em escopo, a proposta cativou jogadores rapidamente desde o lançamento em 30 de outubro. Foram mais de 60 milhões de downloads no primeiro mês e mais de US$ 200 milhões em faturamento no bolso da Creatures Inc e da The Pokémon Company.
3. Balatro
É impossível falar de apps relevantes em 2024 sem falar de Balatro. O game de cartas que mistura roguelike com pôquer levou três prêmios do The Game Awards para casa — Melhor jogo independente; Melhor estreia de jogo indie; Melhor jogo indie e Melhor jogo mobile — e pode ser jogado direto pelo celular.
Também com proposta simples, Balatro brinca com as regras do pôquer, mas com pitadas subversivas, como curingas que mudam o jogo e combinações bombásticas.
2. Spotify
O serviço de streaming de músicas que manteve a relevância neste ano foi o Spotify.
O app figurou entre os mais baixados na loja de aplicativos do Google e da Apple e, como sempre, virou o assunto do momento quando liberou o Spotify Wrapped no final do ano.
1. Tinder
No campo dos relacionamentos, o Tinder continuou no topo. Segundo o Statista, foram 6,1 milhões de downloads mensais em junho de 2024, consagrando o app como o mais baixado do segmento.
Por enquanto, Tinder continua como sinônimo de app de relacionamento. Porém, há uma grande variedade de opções, e o TecMundo já falou sobre alternativas.