Google Chrome prepara mais uma função para ajudar arrumar o caos das suas abas

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome prepara mais uma função para ajudar arrumar o caos das suas abas

O Chrome prepara uma função para fechar todas as suas abas duplicadas de forma automática. O recurso foi encontrado desativado no Chrome Canary para Android no começo desta semana.

A descoberta do informante Leopeva64 (@Leopeva64 no X) ainda está em testes. Quando ativada, o Chrome vai arquivar todas as guias redundantes após o período de tempo escolhido (7 dias, 14 dias, 21 dias ou nunca).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A função é um complemento para o limpador de abas inutilizadas. A ferramenta — neste caso, também disponível no desktop —, arquiva guias não acessadas por muito tempo de forma automática.

Vale ressaltar que a aba que será mantida é a cópia mais recente — ou seja, a aba que você abriu por último.

Recurso ainda está em teste

Segundo o informante, o recurso está disponível na versão mais recente do Chrome Canary para Android, mas está desabilitado por padrão.

Ainda que o arquivamento automático de guias seja uma função exclusiva no Android, o Google também prepara um recurso parecido no desktop. Neste caso, o organizador do Chrome vai mostrar quais abas são duplicadas em um menu dedicado.

Porém, diferentemente do app para Android, o Chrome para desktop não vai encerrar as guias por conta própria, mas permitirá que você escolha qual cópia deve permanecer ativa.

Por enquanto, não há previsão para o lançamento público da novidade. Contudo, considerando a disponibilidade no Chrome Canary, a função deve ser lançada para todos em pelo menos 2 meses — dependendo do sucesso dos testes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.