O Google segue divulgando novidades que estarão disponíveis no Android 16, e a mais recente certamente agradará aos usuários do Instagram. Como anunciou a big tech na terça-feira (17), a próxima versão do sistema operacional terá recursos para melhorar a qualidade das fotos noturnas publicadas na plataforma.
A gigante de Mountain View está testando uma nova API que detecta, automaticamente, se a imagem foi registrada em um ambiente com baixa iluminação mesmo usando a câmera integrada ao app da rede social. Quando isso acontecer, ela ativará a função “Night Camera Mode Extension”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como o nome sugere, isso habilita o modo noturno na solução de câmera da plataforma da Meta, exibindo o ícone da função na tela. A ferramenta mostrará três resultados possíveis: “Desconhecido”, quando não conseguiu detectar as condições de luz; “Off”, se o recurso não for capaz de oferecer melhorias; e “On”, quando houver chance de melhorar a foto no escuro.
Essa novidade adicionará à câmera do Instagram no Android capacidades mais próximas às encontradas no app de fotos nativo do celular, o que pode ser útil para criadores de conteúdo. No entanto, a implementação ficará a cargo de cada fabricante, o que pode afetar a disponibilidade em alguns casos.
Outros apps serão beneficiados
Além do Instagram, o modo noturno aprimorado para captura de imagens com pouca luz também estará disponível para as soluções de câmera de mais apps com foco em imagens, como explicou o Google. TikTok e Snapchat estão entre as plataformas que devem ser beneficiadas.
No momento, a nova API está em teste nos celulares da série Google Pixel 6 e versões posteriores e em alguns modelos top de linha da Samsung, como Galaxy S24 Ultra, Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6. A funcionalidade deve chegar a mais dispositivos em breve.
Quando o Android 16 for lançado, ela fará parte da estrutura de Extensões de Câmera do sistema, liberando, ainda, outros recursos da câmera nativa para os aplicativos, como efeito Bokeh e retoque facial, permitindo que o usuário obtenha uma imagem otimizada.
Fontes