Os novos recursos do Apple Intelligence fazem o iPhone superaquecer, relatam consumidores. Quando utilizadas, algumas das funções inauguradas no iOS 18.2 geram aumento significativo na temperatura do aparelho.
As histórias foram compartilhadas principalmente no Reddit, onde o assunto foi discutido por vários usuários. O problema deve afetar somente os celulares compatíveis com o Apple Intelligence — portanto, o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max e toda a linha iPhone 16.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Veja também: iOS 18.2 é lançado com mais novidades do Apple Intelligence; veja celulares compatíveis
Em uma publicação sarcástica, um usuário disse ter descoberto a função "aquecedor de mãos" no iOS 18.2. O superaquecimento aconteceu enquanto usava o app Image Playground, o gerador de imagens da Apple.
Segundo os relatos, até mesmo os apps Fotos e o FaceTime deixam o iPhone um pouco mais quente do que o normal após o update.
As denúncias relacionadas ao superaquecimento começaram a circular nos primeiros testes públicos do iOS 18.2. Porém, aparentemente a Apple não foi conseguiu corrigir o problema a tempo do lançamento.
Apple Intelligence consome muita bateria
Na mesma publicação, um usuário também relata consumo exagerado de bateria ao utilizar um gerador de imagem com IA no iPhone. "E para o teste de percentual de bateria, você pode ver o número descendo", comentou no post.
O processamento dos recursos de IA no iPhone acontece de forma local, sem depender de conexão com servidores da Apple para funcionar. Esse método garante mais privacidade para o usuário, mas requer muito mais esforço do hardware do dispositivo.
Portanto, é normal que as temperaturas sejam ligeiramente elevadas durante o processamento — afinal, é como se o celular estivesse rodando um programa extremamente exigente. Essa temperatura é a dissipação de energia em forma de calor, e obviamente demanda mais bateria.
Dada a ampla disponibilidade do iOS 18.2, a Apple deve tomar conhecimento sobre o problema rapidamente, mas somente o tempo dirá se a empresa vai desenvolver uma solução para o aquecimento exagerado.