A Epic Games anunciou uma parceria com a Telefónica para que sua loja de aplicativos e jogos seja pré-instalado por padrão em milhões de smartphones Android. Por enquanto, o acordo entre as empresas prevê que o marketplace seja distribuído em diversos novos aparelhos em países como Espanha, Reino Unido, Alemanha e países de língua espanhola América Latina.
O comunicado indica que todos os celulares Android compatíveis vendidos pela Telefónica, incluindo smartphones da Samsung, terão o aplicativo pré-instalado de fábrica. O carro-chefe da iniciativa é o jogo Fortnite, que estará a poucos toques de ser instalado nos smartphones e consolidar sua dominância na indústria de games.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Confira: Fortnite lança Ballistic, novo modo FPS para competir com Valorant e Counter-Strike! Veja como jogar
A chegada da Epic Games Store a milhões de smartphones vem na esteira de uma série de derrotas do Google nos tribunais. Desde o ano passado, a empresa vem sendo forçada a abrir mais espaço para outras lojas de aplicativos em seu ecossistema.
A derrota mais recente aconteceu em outubro, quando a Justiça decidiu que a Play Store deveria permitir a distribuição de outros marketplaces, que devem ter liberdade operar de maneira independente do Google, tanto em preços quanto em modelos de pagamento.
Vale lembrar que o aplicativo da Epic para smartphones e dispositivos móveis é um lançamento recente. Na loja virtual, os jogadores podem realizar o download de títulos como Fortnite, Rocket League, Sideswipe e Fall Guys.
Telefónica é popular no Brasil…
A Telefónica é uma companhia espanhola do ramo das telecomunicações e tem empresas subsidiárias como a Movistar na Espanha e países da América Latina com língua espanhola. Em toda a Europa, a O2 é quem cuida dos negócios, enquanto no Brasil a empresa opera com a marca Vivo.
Veja: LEGO Fortnite ganha modo roleplay gratuito ao estilo GTA RP! Conheça Brick Life
Apesar da atuação no Brasil, a companhia não menciona a pré-instalação da loja da Epic em smartphones vendidos no varejo brasileiro. O comunicado fala exclusivamente de países latino-americanos de língua espanhola, o que exclui o mercado nacional.
Categorias