O Google lançou nesta quarta-feira (11) o Gemini 2.0, sua mais nova família de modelos de inteligência artificial generativa que representa os últimos avanços da empresa na corrida pela liderança do setor. A atualização traz muitas melhorias em relação aos modelos anteriores, prometendo aprimorar várias tarefas.
Alimentado pelo hardware Tensor Processing Unit (TPU) de sexta geração, incluindo o Trillium, o Gemini 2.0 supera as versões anteriores na maior parte das áreas de solicitação do usuário, como geração de código e fornecimento de respostas corretas. No entanto, é superado pelo Gemini 1.5 Pro na avaliação de contextos mais longos, segundo a big tech.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Projetado para oferecer baixa latência e desempenho de ponta em larga escala, o Gemini 2.0 Flash é o primeiro integrante da nova família disponível, de maneira experimental. Ele tem a capacidade de gerar fotos e vídeos nativamente, mesclados com texto, além de áudio com vozes aprimoradas para diferentes idiomas e sotaques.
Conforme o Google, as capacidades avançadas serão aproveitadas no desenvolvimento de uma nova classe de “agentes de IA”, bots que entendem e tomam decisões a respeito do mundo ao seu redor. Os projetos Astra, Mariner e Jules são protótipos de agentes que se beneficiam das melhorias da nova família de IA da empresa.
Prévias do modelo já disponíveis
Usuários do chatbot de IA do Google podem conferir uma prévia das melhorias oferecidas pelo novo modelo. Basta selecionar a opção “Gemini 2.0 Flash” no menu de modelos da versão web do assistente virtual para testar alguns dos avanços — a novidade estará disponível no app do Gemini em breve.
Por sua vez, a versão multimodal do Gemini 2.0 Flash foi liberada para desenvolvedores na API do bot disponível nas plataformas Google AI Studio e Vertex AI, igualmente com algumas limitações. Os recursos de áudio gerados por texto para fala e geração de imagens nativamente chegam primeiro aos parceiros com acesso antecipado.
A disponibilidade geral está prevista para janeiro, junto com mais modelos que integram a família Gemini 2.0, de acordo com o Google. A gigante da tecnologia também vai levar a atualização para mais produtos no início de 2025.
Categorias