X lança Aurora, novo gerador de imagens com IA, mas desativa horas depois

1 min de leitura
Imagem de: X lança Aurora, novo gerador de imagens com IA, mas desativa horas depois

O X, antigo Twitter, aparentemente lançou o gerador de imagens com inteligência artificial do Grok, Aurora, antes da hora. A ferramenta foi liberada para usuários no sábado (7), mas foi desabilitada logo no domingo (8).

Diferente do Flux, o Aurora é uma ferramenta geradora de imagens desenvolvida diretamente pela xAI, conforme anunciou Elon Musk. "Esse é nosso sistema interno de geração de imagens. Ainda está em Beta, mas vai melhorar rapidamente", disse o bilionário em um post.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O desligamento rápido sugere que o Aurora foi disponibilizado antes do planejado, muito provavelmente por engano.

O Grok passou a ser capaz de gerar imagens com base em descrições em texto em agosto deste ano. Na época, o modelo chamou a atenção por ter restrições muito menos rígidas, permitindo criar imagens de políticos e celebridades nos mais diversos contextos.

Aparentemente, o Aurora segue o mesmo princípio mais livre para a geração de imagens. O site TechCrunch experimentou o modelo e conseguiu produzir uma imagem do próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ensanguentado em uma sala escura.

Outros usuários também compartilharam criações com o rosto de celebridades. A maioria dos resultados oferece um bom nível de realismo, principalmente em rostos.

Agora que saiu do ar, não se sabe quando o Aurora voltará a funcionar para usuários do Grok. Porém, considerando o funcionamento da ferramenta, ela deve ser liberada para o público em breve.

Grok agora é grátis (com restrições)

Na sexta-feira (6), o X inaugurou uma modalidade gratuita do Grok. Agora, todos os usuários da rede social podem experimentar o chatbot, mas com restrições no número de interações.

De forma geral, o Grok responde até 10 prompts a cada duas horas — incluindo imagens. O chatbot também pode analisar até três imagens ou arquivos por dia.

Por enquanto, não está claro se o Aurora também será lançada para o público geral, ou se será uma função exclusiva para assinantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.