O suporte para o Windows 10 vai acabar em menos de um ano, e a Microsoft quer ter certeza de que você sabe disso. Agora, a empresa informa em páginas de suporte que as atualizações para o sistema operacional serão encerradas.
"Após 14 de outubro de 2025, a Microsoft não oferecerá mais atualizações gratuitas via Windows Update, assistência técnica ou correções de segurança para o Windows 10", informa a Microsoft no banner adicionado às páginas de suporte. "Seu PC ainda vai funcionar, mas recomendamos migrar para o Windows 11", continua a empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo banner de alerta foi adicionado em centenas de páginas de suporte do Windows 10, todas cujo tema está relacionado ao fim do suporte do sistema.
Mesmo sem atualizações, seu computador continuará funcionando normalmente. Porém, quanto mais o tempo passa, maior o risco de se tornar alvo de malwares que exploram fragilidades do sistema operacional.
Além disso, o fim do suporte da Microsoft também sinaliza para marcas de componentes e periféricos que o sistema já está no fim da sua atividade. Portanto, as encoraja a encerrar a entrega de updates de drivers.
Solução é atualizar para o Windows 11
A melhor alternativa para quem esperta continuar com atualizações de recursos e patches de segurança é migrar para o Windows 11. A atualização é relativamente simples, mas seu PC precisa atender aos requisitos mínimos do sistema operacional.
- Veja também: Windows 11: como saber se o meu PC é compatível?
Várias das exigências da nova plataforma excluem computadores muito antigos da lista de suporte. Neste caso, a solução é comprar um computador novo.
Outra opção é bancar as Atualizações de Segurança Estendida (ESU, na sigla em inglês). O pacote custa US$ 30 (R$ 180,90, em conversão direta) e mantém o PC com patches de segurança por mais algum tempo.
Fontes
Categorias