O Google Maps agora exibe incidentes reportados no Waze. Os eventos denunciados por outros usuários no aplicativo são exibidos nas rotas planejadas pela plataforma, evitando surpresas ao longo do caminho.
Em um exemplo flagrado pelo site 9to5Google, o Google Maps informa que há policiais em parte da rodovia — "há policiais a frente", diz o alerta. O informe é breve e é associado à denúncia fornecida por motoristas do Waze.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Logo abaixo, o Maps pergunta se a polícia continua presente no local informado. O usuário pode selecionar as opções "Sim" ou "Não" ou esperar o tempo passar para o alerta ser fechado automaticamente.
A solução do Google torna as rotas do Maps bem mais ricas em informação, evitando que motoristas sejam pegos de surpresa ao longo do caminho com o fechamento de uma via, presença de autoridades ou atrasos decorrentes de acidentes.
Mais informações no Maps
Contudo, não existe forma fácil de desabilitar a novidade, então motoristas que não querem ter incidentes do Waze no mapa podem ficar insatisfeitos.
Confira: Seu ônibus atrasou? Agora você pode relatar isso pelo Google Maps
Embora ambos sejam apps de geolocalização com funções para motoristas, o Maps e o Waze são significativamente diferentes em funcionalidades. O Waze é um app mais focado na exibição de rotas e informações para motoristas, enquanto o aplicativo de mapas do Google oferece uso mais geral.
Vale lembrar, porém, que o Waze pertence ao Google desde 2013.
Fontes
Categorias