O Opera lançou nesta quarta-feira (28) uma grande atualização para a ferramenta de escrita integrada à Aria, a inteligência artificial nativa do navegador. Com a novidade, a empresa promete aprimorar a geração de textos, adicionando uma série de recursos e interface redesenhada.
Intitulada Modo de Escrita 2.0, a funcionalidade desenvolvida a partir do programa AI Feature Drops do Opera Developer possibilita transformar ideias soltas em textos completos e ajustados, com base em temas ou instruções dadas. Ela também ajuda a refinar a escrita usando comandos rápidos como “Verificar ortografia” e “Ajustar”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A personalização de textos selecionados em campos de entrada com um único comando é outro destaque do update. Basta clicar com o botão direito do mouse no trecho escolhido e chamar a Aria para realizar o trabalho — ela pode, ainda, expandir o conteúdo conforme as necessidades do usuário.
Todas as interações com o Modo de Escrita 2.0 da IA do navegador Opera ficam salvas no painel lateral, oferecendo acesso fácil ao histórico para consultas ou revisões. Como destaca a empresa, o chatbot auxilia na redação de e-mails, relatórios e “qualquer texto repetitivo”, trazendo muita praticidade para o usuário.
Entendendo o contexto
A versão 2.0 do Modo de Escrita da Aria também conta com aprimoramentos no processamento de contexto, ganhando maior capacidade de se adaptar ao estilo e necessidades de cada pessoa. Além disso, a tecnologia passou a entender melhor as interações anteriores, apresentando sugestões mais precisas e baseadas nessas conversas.
De acordo com a empresa, a atualização da IA trouxe, ainda, melhorias no entendimento dos comandos em linguagem natural, deixando a comunicação mais informal. Pedidos como “mantenha o tom amigável” e “coloque o texto um pouco mais com gírias” são facilmente atendidos por ela.
O Modo de Escrita 2.0 da Aria está disponível no Opera Developer, que oferece acesso antecipado aos próximos recursos do navegador. A versão é recomendada para desenvolvedores e usuários avançados.
Fontes
Categorias