A empresa de inteligência artificial OpenAI, dona do ChatGPT, pausou os testes e a disponibilidade versão prévia da plataforma generativa Sora. O serviço de criação de vídeos vazou em um site e foi alvo de protestos por parte de artistas de vários setores criativos.
Tudo começou na última terça-feira (26), quando tokens de autenticação e formas de acesso da versão prévia da Sora foram postados na plataforma Hugging Face.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por cerca de três horas antes de ser tirado do ar, qualquer pessoa com acesso à página poderia solicitar ao chatbot a criação de um clipe de poucos segundos a partir de um comando de texto.
Quem liberou o acesso para a IA generativa sem custos e antes da hora foi um grupo de artistas, entre os quais estavam profissionais do audiovisual e criação convidados para testar o próprio Sora.
Quais as reclamações do grupo contra a Sora?
Os profissionais acusam a empresa de usar artistas para tentar melhorar a imagem do Sora, bastante criticada no meio por ser uma forma artificial de criação de materiais em vídeo e com possibilidade de tirar empregos de artistas — sem contar a questão de direitos autorais, pois a OpenAI não é transparente sobre o que foi usado para alimentar e treinar o serviço.
Eles ainda acusam a OpenAI de utilizar o grupo para o trabalho de testar a plataforma de graça, sendo que a companhia foi recentemente avaliada em um negócio de mais de US$ 150 bilhões (cerca de R$ 870 bilhões em conversão direta de moeda).
"Nós não somos os seus testadores de bugs gratuitos, fantoches de relações públicas, treinadores de dados e tokens de validação", diz o recado. Os envolvidos ainda citam o controle rígido da OpenAI por todas as criações e a seleção criteriosa do que é compartilhado.
OMG OpenAI Sora has been leaked!
Free to use now on Huggingface, link in comment
It can be shut down anytime, try it now! It can generate 1080P and up to 10s video! And the results are incredible!
9 Examples: pic.twitter.com/rIJJv5TQTo— el.cine (@EHuanglu) November 26, 2024
"Esse programa de acesso antecipado parece ser menos sobre expressão criativa ou crítica e mais sobre publicidade e relações públicas", concluem os manifestantes.
O que diz a empresa?
A suspensão do acesso ao Sora tem tempo indeterminado. Segundo um porta-voz da comunidade que enviou uma nota ao jornal The Washington Post, a empresa "está analisando o assunto".
Em resposta, ela ainda ressalta que a participação nos testes era voluntária e sem obrigação de fornecimento de sugestões ou até de usar a ferramenta.
Fontes
Categorias