Dona do ChatGPT desenvolve navegador próprio para rivalizar com Chrome, diz site

1 min de leitura
Imagem de: Dona do ChatGPT desenvolve navegador próprio para rivalizar com Chrome, diz site

A OpenAI estaria desenvolvendo um navegador próprio. O novo software da dona do ChatGPT é projetado para integrar o chatbot de forma íntima à navegação diária na internet.

Segundo o site The Information, que divulgou a informação na última quinta-feira (21), a OpenAI discute com desenvolvedores como Conde Nast, Redfin e Eventbrite. Porém, o projeto ainda estaria em fases iniciais, e sua continuidade não é garantida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia por trás do novo navegador é competir em mais um segmento — mais uma vez, rivalizando diretamente com o Google. O produto da OpenAI se diferenciaria pela íntima integração com o ChatGPT, talvez com ferramentas exclusivas disponíveis de forma nativa.

A OpenAI trabalha em um navegador próprio para rivalizar com o Google. (Fonte: GettyImages)
A OpenAI trabalha em um navegador próprio para rivalizar com o Google. (Fonte: GettyImages)

A aparência, a estrutura e as funcionalidades do navegador da OpenAI não foram divulgadas — e talvez nem tenham sido decididas ainda. Algumas pessoas, porém, já teriam visto protótipos do produto.

OpenAI quer expandir a própria presença

Ainda que seja focada no desenvolvimento de modelos generativos e em softwares relacionados a inteligência artificial, a OpenAI aparentemente não quer se limitar a isso. Recentemente, a empresa lançou o SearchGPT, uma espécie de buscador reforçado com inteligência artificial.

O objetivo da OpenAI parece ser expandir a própria presença em mais mercados com diferentes produtos voltados para o consumidor final. Essa estratégia, por exemplo, garantiu integração nativa no iOS 18.

Por enquanto, não existe previsão para lançamento do navegador da OpenAI — tampouco a confirmação de que o app de fato será levado para frente. De toda forma, seria um bom momento para a empresa de Sam Altman para trabalhar no novo aplicativo, já que o Google talvez seja obrigado a vender o Chrome e isso talvez chacoalhe liderança da empresa na área.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.