Modelos geradas por IA enganam usuários das plataformas OnlyFans e Fanvue

1 min de leitura
Imagem de: Modelos geradas por IA enganam usuários das plataformas OnlyFans e Fanvue

As plataformas OnlyFans e Fanvue estão sendo invadidas por imagens de modelos criadas por inteligência artificial generativa e deepfake, enganando usuários que acreditam estarem interagindo com mulheres reais. De acordo com o site 404 Media, essas contas são promovidas por meio do Instagram.

Com influenciadoras igualmente geradas por IA, as pessoas por trás dos perfis falsos usam a rede social da Meta para direcionar tráfego aos sites de conteúdo adulto. Nesses serviços, os usuários precisam pagar uma assinatura mensal para visualizar as fotos e os vídeos das criadoras supostamente humanas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Algumas modelos que aparecem em sites de conteúdo adulto podem não ser reais. (Imagem: Getty Images/Reprodução)
Algumas modelos que aparecem em sites de conteúdo adulto podem não ser reais. (Imagem: Getty Images/Reprodução)

Segundo a reportagem publicada na quarta-feira (20), as personagens virtuais nascem a partir de softwares treinados com fotografias reais, em sua maioria. Elas se parecerem com celebridades, mas não se trata de fotografias ou vídeos editados, sendo inteiramente geradas por meio da tecnologia.

Também há muitas deepfakes em meio aos conteúdos feitos por IA no OnlyFans e na Fanvue. Nesses casos, são usados vídeos reais, geralmente de modelos e artistas famosas na área de entretenimento adulto, que têm os rostos substituídos por outros gerados com IA e acabam vendidos como produções inéditas.

Conteúdo feito por IA deve ser sinalizado

Embora permita o compartilhamento de conteúdos gerados com IA, a Fanvue informou ao Business Insider que proíbe o uso de imagens que roubam a identidade de outra pessoa como as utilizadas em deepfakes. A empresa também disse que tem moderadores humanos e softwares para detectar tais tipos de materiais.

Já no OnlyFans, o uso de chatbots não é liberado, conforme os termos de serviço, mas há algumas exceções. Os conteúdo modificados por inteligência artificial generativa podem ser compartilhados desde que a modelo deixe claro a utilização da tecnologia e seja ela mesma aparecendo nas imagens editadas.

A investigação também destaca a oferta de vários cursos nos quais é possível aprender a criar e gerenciar modelos geradas por IA. Em um deles, que custa US$ 220, o equivalente a R$ 1.275 pela cotação atual, o professor ensina, passo a passo, como faturar com influenciadoras virtuais em sites de conteúdo adulto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.