Finalmente: WhatsApp ganhará recurso nativo de transcrições de áudio

1 min de leitura
Imagem de: Finalmente: WhatsApp ganhará recurso nativo de transcrições de áudio

Se você faz parte do grupo de pessoas que odeia receber áudios no WhatsApp, temos uma boa notícia. A empresa anunciou nesta quinta-feira (21) que o app ganhará um recurso de transcrições de mensagens de voz nativo.

A partir de agora, os usuários poderão conferir a transcrição automática do áudio logo abaixo da mensagem. Confira um exemplo de como a novidade deve aparecer no chat:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Brazilian Portuguese_WhatsApp_Voice Message Transcripts.png

O WhatsApp ressalta que as transcrições serão renderizadas diretamente no dispositivo, mantendo as mensagens de voz criptografadas de ponta a ponta.

A funcionalidade foi bastante pedida pelos usuários, já que permite acompanhar uma conversa mesmo em ambientes barulhentos ou só para não precisar ouvir mensagens de voz mais longas. Antes do recurso nativo, era necessário usar ferramentas alternativas como o LuzIA, IA gratuita de transcrição.

Como usar as transcrições nativas no WhatsApp

Para começar a usar o recurso, é preciso mudar as configurações do app. Primeiro, vá até a opção "Configurações", depois em "Conversas" e, por fim, em "Transcrições de mensagens de voz". A partir daí, é só escolher a opção de idioma em português (BR).  
 
Depois de configurar, você pode transcrever mensagens de voz mantendo a mensagem pressionada e tocando em ‘transcrever’.

A novidade será lançada globalmente nas próximas semanas, inicialmente em idiomas selecionados. A expectativa da empresa, porém, é adicionar mais opções de línguas nos próximos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.