O X, antigo Twitter, experimenta uma versão gratuita do Grok, seu chatbot com inteligência artificial. O chat gratuito oferece as mesmas capacidades dos modelos da xAI, startup de Elon Musk, mas com limitações na quantidade de solicitações.
De acordo com o pesquisador conhecido como Swak (@swak_12, no X), as limitações variam conforme o modelo escolhido: usuários gratuitos podem fazer até 10 pedidos ao Grok-2 ou 20 para o Grok-2 mini, ambos no intervalo de duas horas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A análise de imagens também tem restrições: o usuário pode pedir até 3 avaliações de imagens por dia.
BREAKING: @grok to be available for free users as well ??? (with some limits).
It will be available for limited locations first pic.twitter.com/ZfVV9uufO5— Swak (@swak_12) November 10, 2024
As restrições de uso servem para não canibalizar as vantagens exclusivas do X Premium, ao mesmo tempo que dão espaço para usuários conhecerem as capacidades do modelo. O acesso gratuito permite que as pessoas experimentem a IA antes de decidir assinar o serviço.
Grok parece acompanhar a concorrência
Atualmente, boa parte dos chatbots com inteligência artificial oferecem versões pagas e gratuitas: a OpenAI oferece o ChatGPT Plus; o Google, o Gemini Advanced; a Microsoft, Copilot Pro. Essas alternativas geralmente oferecem interações ilimitadas, mais rápidas e com recursos extras.
Os testes com o Grok gratuito parecem acontecer com poucos usuários — e também há restrições para os perfis elegíveis. É necessário que a conta do X tenha mais de sete dias de atividade e seja vinculada a um número de celular.
Não está claro o alcance dos testes do X, menos ainda se a disponibilidade gratuita será expandida para todos os usuários em algum momento. Atualmente, o acesso ao Grok por contas grátis acontece pelo menos na Nova Zelândia.
Fontes
Categorias