A Microsoft anunciou na última quarta-feira (06) atualizações para dois programas tradicionais no Windows 11, que agora terão recursos de inteligência artificial (IA). A partir de agora, o Paint e o Bloco de Notas (Notepad) ganham novas funções generativas de conteúdo.
No caso do editor de textos, a novidade está na versão 11.2410.15.0. A IA generativa ajuda você a reescrever frases, inclusive revisando trechos inteiros, agindo para ajustar o tom de voz e até para modificar o tamanho de um conteúdo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O recurso pode ser usado no menu de contexto do Bloco de Notas, ao clicar em um trecho com o botão direito do cursor, ou pelo atalho Ctrl+I.
O programa oferecerá três versões do texto para você escolher qual delas faz mais sentido no seu caso, sendo que as variantes anteriores seguirão guardadas caso você queira retornar para elas.
A IA generativa do Bloco de Notas. (Imagem: Windows Insider Blog/Reprodução)Fonte: Windows Insider Blog
Essa função pode ser desligada nas configurações, caso o usuário queira. Por enquanto, a ferramenta só está disponível em alguns poucos países e idiomas, sem incluir o Brasil em um primeiro momento.
O novo Paint com IA
No caso do Paint, as ferramentas de IA generativas são mais radicais. Elas não chegam a ser as mesmas implementadas em editores de imagem profissionais, como o caso do Firefly do Photoshop, mas tornam o programa mais capaz de lidar com edições e criações.
Na versão 11.2410.28.0, o Paint é capaz de adicionar elementos a partir de um comando de texto. Para isso, basta selecionar um ponto da tela e digitar o que você deseja inserir naquele espaço.
O Paint ganhou novidades baseadas em IA. (Imagem: Microsoft/Divulgação)
Além disso, o Paint agora tem uma borracha mais eficaz e também com base em IA generativa. Para utilizá-la, basta selecionar de forma aproximada o objeto ou elemento que você deseja remover da imagem a partir do novo recurso e aguardar o resultado, que é processado praticamente em tempo real.
Com essa borracha, a IA elimina elementos da tela e "reconstrói" o plano de fundo, dando a impressão de que eles nunca estiveram lá.
Uma das funções do novo Paint é apagar figuras que estão na imagem. (Imagem: Microsoft/Divulgação)
O preenchimento generativo do Paint será exclusivo dos Copilot+ PCs, os computadores com chips Snapdragon otimizados para uso de IA. Já a borracha generativa será liberada para todos os computadores compatíveis com o Windows 11.
Tanto a atualização no Bloco de Notas quanto no Paint estão em fase de disponibilização para usuários participantes do programa Insiders nos canais Canary e Dev. Elas devem ser liberadas para mais pessoas da comunidade nas próximas semanas.
Fontes
Categorias