A Google confirmou de forma acidental que está mesmo trabalhando em uma inteligência artificial (IA) capaz de realizar ações direto no seu computador. O nome dela é Project Jarvis, e o protótipo desse serviço foi identificado na loja do navegador Google Chrome.
De acordo com o site The Information, o aplicativo não podia ser baixado, nem funcionava, com a própria página do serviço parecendo ainda em construção. Horas depois do flagra, a própria Google tirou ele do ar sem comentar oficialmente o assunto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a descrição do app, ele é uma "companheira útil que navega pela web com você" e permite a realização de tarefas automatizadas pelo Chrome, como comprar um produto ou fazer reservas. Não foi possível registrar em imagens a página na loja enquanto a extensão esteve no ar.
A expectativa é que a Google revele oficialmente o Project Jarvis — que provavelmente será rebatizado, já que o codinome faz referência ao mordomo virtual do Homem de Ferro — até dezembro deste ano.
IAs em evolução
Além do Project Jarvis em desenvolvimento, a Google já está presente nesse mercado com o Gemini. A plataforma, que tem substituído o Google Assistente aos poucos e está cada vez mais integrado em ferramentas da marca, é capaz de gerar conteúdos e conversar com o usuário.
A ideia da Google de lançar uma IA que realiza ações no navegador já tem concorrentes na indústria. A Anthropic, do chatbot Claude, já começou a testar uma versão do serviço que é capaz até de usar mouse e um teclado virtual para ações simples no seu PC.
Além dessa expansão, outras plataformas de IA tem expandido para além das funções tradicionais. A OpenAI, dona do ChatGPT, recentemente integrou um buscador web no serviço para competir direto com o Google.
Fontes
Categorias