WhatsApp vai usar tecnologia do Google para fazer pesquisa por imagens

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp vai usar tecnologia do Google para fazer pesquisa por imagens
Imagem: GettyImages

Após receber o Meta AI, o WhatsApp já trabalha em seus próximos recursos, incluindo uma opção de pesquisa de imagens integrada ao mensageiro. A novidade usará a tecnologia do Google Imagens para identificar e pesquisar fotos e ilustrações enviada sem sair do aplicativo.

Descoberta pelo site especializado WABetaInfo, o recurso de pesquisa de imagem via Google Images está disponível em modo beta na atualização 2.24.21.31. Com ela, será possível receber uma imagem, seja em grupo ou chat individual, e utilizar o buscador do Google para pesquisar aquele conteúdo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Suponha que você recebeu uma imagem qualquer de um contato no seu WhatsApp e deseja saber mais sobre aquele assunto. Para isso, basta pressionar a mensagem até que fique azul e clicar nos três pontinhos localizados no canto superior direito. Lá, procure e clique em “Pesquisar na web”.

Assim como outros recursos do WhatsApp, a pesquisa por meio do Google Imagens é opcional.Assim como outros recursos do WhatsApp, a pesquisa por meio do Google Imagens é opcional.Fonte:  WABetaInfo/Reprodução 

Mais segurança na plataforma

Como aponta o site, a chegada dessa nova ferramenta pode ser um fator adicional de segurança para a plataforma e a internet. Assim, os usuários que receberem uma imagem suspeita podem utilizar o Google Imagens diretamente pelo WhatsApp para determinar se o conteúdo é falso, manipulado, feito por IA e até mesmo tentar descobrir sua origem.

Antes, para pesquisar uma imagem, era necessário navegar até o Google Chrome ou um aplicativo como o Google Lens, para só então enviar ou selecionar a imagem e receber o resultado com as informações.

Por enquanto, a função de pesquisa com o Google Imagens continua na modalidade de testes, mas é esperado que essa ferramenta seja disponibilizada ao público geral gradualmente no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.