O Google não comercializa headsets já há algum tempo e não apresentou produtos concretos no setor recentemente. Porém, há indícios de que novidades da empresa estão a caminho na área de Realidade Estendida (XR).
Segundo o site Android Authority, a loja digital Google Play Store recebeu algumas adições no código que sugerem a inclusão de headsets XR como dispositivos compatíveis ao lado de smartphones, tablets e relógios inteligentes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As mudanças incluem a opção de instalar ferramentas ou jogos em um headset conectado com a sua conta Google e o aviso de que um desses aparelhos não é compatível com um aplicativo em questão.
As evidências de mudanças na Google Play Store envolvendo Realidade Mista. (Imagem: Android Authority/Reprodução)Fonte: Android Authority
Até agora, o Google não confirmou oficialmente as mudanças na Play Store e nem a partir de quando ela vai passar a suportar esses headsets como aparelhos na plataforma.
O que tudo isso pode significar?
A hipótese mais provável para essas mudanças é de que a gigante de Moutain View está se preparando para a chegada de uma nova leva de headsets XR — sigla que engloba todas as variantes dessa área, incluindo Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
A companhia estaria por trás de uma parceria envolvendo marcas como Samsung e Qualcomm para lançar novos óculos especiais. A sul-coreana seria a responsável pela fabricação do modelo, com a dona da linha Snapdragon cuidando do chipset e a Google oferecendo suporte por meio de plataformas como a Play Store.
Há rumores de que o headset imersivo pode sair apenas no ano que vem, mas as marcas envolvidas já citaram o fim de 2024 como um dos prazos para a chegada da plataforma. A parceria pode ser uma resposta direta para combater a expansão da linha Meta Quest, além do Apple Vision Pro.
A proximidade do lançamento dos modelos é reforçada pelas adaptações na loja digital, que precisa estar pronta para oferecer apps e jogos.
Fontes
Categorias