O Google Chrome ganhou três novos recursos que ajudam no controle do desempenho do navegador. As funções dão mais poder ao usuário, oferecendo mais qualidade de vida para quem usa o browser em máquinas menos potentes ou com muitas abas abertas simultaneamente.
A principal adição ao Google Chrome é a configuração Detecção de Desempenho (Performance Detection), que pode ser acessada por meio de um ícone na forma de um velocímetro ao lado da barra de endereços.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo recurso de ajuste de performance em páginas abertas.Fonte: Google
Ao clicar nela, o navegador exibe um relatório resumido com possíveis problemas no carregamento das páginas, indicando também se alguma aba está consumindo demais do processamento.
Se você tocar em "Corrigir agora", você dá ao Chrome o poder de pausar a exibição ou até desativar páginas para melhorar a navegação.
Controle de memória
Outra adição no Google Chrome voltado para desempenho está no recurso Economia de Memória (Memory Saver), que agora tem diferentes configurações de funcionamento. Mais especificamente, o usuário agora pode selecionar se deseja que esse modo funcione nos níveis Moderado, Equilibrado ou Máximo.
Esses níveis impactam no tempo em que as abas ficam abertas mesmo se não forem acessadas.
Os modos de gerenciamento de memória.Fonte: Google
Por fim, as configurações do Chrome agora contam com um número maior de itens selecionáveis e listas de bloqueios ou exceções.
Você poderá escolher sites que devem sempre ficar ativos no navegador, mesmo se estiverem em segundo plano, além de ligar ou desligar indicadores visuais de abas ativas para economizar em memória.
A maior parte dessas mudanças está em fase de implementação ou já foi adicionada no Google Chrome, mas alguns recursos ainda podem levar alguns dias até aparecerem para todos os usuários.
Fontes