A Apple confirmou a data aproximada de lançamento da versão em português do seu pacote de ferramentas de inteligência artificial (IA). O idioma será disponibilizado apenas em uma segunda leva de melhorias na plataforma Apple Intelligence.
De acordo com um comunicado oficial da marca, o serviço passará a falar português a partir de abril de 2025. Na mesma atualização de software, serão adicionadas também as opções de chinês, espanhol, vietnamita, italiano, francês, alemão e as variantes do inglês para Índia e Singapura, além de "outras línguas" não citadas nominalmente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por enquanto, apenas o inglês dos Estados Unidos foi liberado, com a primeira expansão de idiomas prevista para dezembro deste ano. Após esse período, o serviço passará a ser localizado para o inglês de Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido.
O que o Apple Intelligence já consegue fazer?
O lançamento do Apple Intelligence tem sido gradual tanto em recursos quanto em idiomas. O "primeiro conjunto de recursos" foi lançado dentro da atualização do sistema operacional iOS 18.1, além de novas versões do Mac e em alguns iPads mais modernos.
Por enquanto, o serviço conta com recursos que ajudam no dia a dia e na usabilidade geral do aparelho. Uma das novidades está nas Ferramentas de Escrita, que ajudam na composição ou no resumo de textos para email, mensagens, recados ou anotações pessoais.
O Apple Intelligence para Mac, iPad e iPhone. (Imagem: Apple/Divulgação)Fonte: Apple
O app Fotos ficou ainda mais inteligente e organizado, além de já ser possível gravar, transcrever ou resumir áudio do app de Telefone.
O Apple Intelligence permite ainda uma melhor organização de mensagens e notificações e inclui a aguardada atualização na Siri — a assistente pessoal ficou "mais natural, flexível e profundamente integrada à experiência do sistema".
De acordo com a empresa "diversos outros" recursos serão disponibilizados em dezembro e também ao longo dos próximos meses. As funções ainda não adicionadas incluem a integração com o ChatGPT e a criação de emojis personalizados.
Fontes
Categorias