Mesmo após o lançamento de modelos de IA racionais há poucos meses, a OpenAI deve lançar seu novo grande modelo de inteligência artificial em dezembro. Informações do site The Verge indicam que a criadora do Chat-GPT lançará a Orion em breve, inicialmente apenas para parceiros.
Não há muitos detalhes a respeito do Orion, mas a expectativa é que esse lançamento seja o sucessor do GPT-4 tradicional usado no assistente da empresa. Segundo fontes do site, a companhia lançará essa LLM (Grande Modelo de Linguagem) para empresas parceiras primeiro, para que elas possam desenvolver seus próprios produtos com base na tecnologia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso significa que os usuários tradicionais terão que esperar um pouco até receberem o Orion nas versões de aplicativo e navegador. Contudo, ainda é incerto se a empresa de Sam Altman nomeará a tecnologia como GPT-5 externamente, ou adotará outro nome comercial.
Microsoft na dianteira do Orion
O site ainda aponta que a Microsoft seria uma das primeiras empresas a integrar o Orion em seu ecossistema. Outra reportagem do The Verge revela que engenheiros da companhia planejam começar a integrar o novo modelo de IA nos servidores da Azure no início de novembro — algo bem esperado, uma vez que a Microsoft é a principal parceira da OpenAI.
Uma fonte próxima do desenvolvimento sugere que a companhia utilizou o GPT-o1, de codinome Project Strawberry, para treinar o Orion. Esse treinamento teria sido encerrado com sucesso em meados de setembro, quando o CEO Sam Altman deu pistas sobre o modelo no X (Antigo Twitter) ao dizer que está “animado para as constelações de inverno surgirem logo”, em referência à Constelação de Órion.
i love being home in the midwest.
— Sam Altman (@sama) September 14, 2024
the night sky is so beautiful.
excited for the winter constellations to rise soon; they are so great.
Ainda há poucos detalhes sobre as capacidades do Orion, mas a expectativa é que o novo modelo seja até 100 vezes mais poderoso que o atual GPT-4.
'Fake News'
Após a reportagem do The Verge, Sam Altman foi para o X falar que a história não é verdade.
O CEO da OpenAI disse, na verdade, que as "fake news estão fora de controle", negando a possibilidade de um lançamento de um novo modelo de linguagem do ChatGPT em dezembro.
fake news out of control
— Sam Altman (@sama) October 25, 2024
Fontes
Categorias