A empresa Anthropic, responsável pela inteligência artificial (IA) Claude, anunciou uma versão do serviço que permite a ele usar o computador no seu lugar. A novidade está presente na Claude 3.5 Sonnet, mais recente atualização da variante gratuita para uso da plataforma.
De acordo com a companhia, a nova IA é capaz de interagir diretamente com o seu computador — algo além de outros serviços para PC, que atualmente realizam apenas ações dentro do navegador ou em aplicativos específicos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A função por enquanto está em fase pública de Beta e não tem previsão de lançamento na IA estável. Desenvolvedores interessados em participar podem começar a testar a nova versão a partir deste link, que inclui um formulário para o envio de críticas, sugestões e relatos de bugs.
O que a IA pode fazer no seu PC?
Entre as tarefas já confirmadas, a IA da Anthropic é capaz de mover o cursor do mouse pela tela, clicar em "locais relevantes" e até preencher campos de texto a partir de um teclado virtual. Ele ainda interage com programas como editores e texto e até o navegador.
O funcionamento do recurso envolve tirar múltiplas capturas de tela do computador e "juntar as peças" do que está em primeiro plano quando você solicita uma ação. O funcionamento é similar ao polêmico Recall, ferramenta que foi bastante modificada no Windows 11 após críticas.
A Anthropic avisa que o Claude atualmente faz tudo "de forma lenta e sujeito a erros frequentes", além de ser limitado a algumas poucas ações no estágio atual.
A IA, por exemplo, não consegue arrastar arquivos, dar zoom ou interagir com notificações que somem da tela após algum tempo. Além disso, por questões éticas e de segurança, ela é não é capaz de acessar sites de rede social ou de governos, nem registrar domínios por conta própria.
Fontes