A Opera anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento de um novo navegador para computadores. Trata-se do Opera One R2, que é considerado "o software mais poderoso e o design mais refinado da marca até o momento".
Essa nova versão é um derivado do Opera One convencional, que foi lançado em 2023 e inclui até o ChatGPT, contando ainda com recursos adicionais e mais experimentações no design.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O download do Opera One R2 já pode ser feito gratuitamente na página da desenvolvedora.
As novidades do Opera One R2
No visual, a principal adição do novo navegador está na coleção de temas dinâmicos "inspirados na estética escandinava" e interfaces animadas. Elas incluem até a possibilidade de adicionar efeitos sonoros e música de fundo.
Serão três temas disponibilizados já no lançamento: Clássico, Aurora e Midsommar. Este último traz um "novo design de vidro fosco" que muda bastante a experiência de navegação.
O navegador oferece também controles destacáveis de música e vídeo, com áudios e vídeos reproduzidos em uma janela pop-up.
O tema com interface "de vidro" e o player destacado.Fonte: Opera
A Aria, conjunto de ferramentas de IA do Opera, segue incrementada com novas habilidades. Essa versão traz todas as adições feitas na versão de desenvolvedores plataforma ao longo dos últimos meses, incluindo uma melhor interface de linha de comando, resumo de tópicos de uma página e até o comparativo de produtos em compras online.
A Aria também é capaz de analisar imagens descrevendo o seu conteúdo ou criar ilustrações com base em comandos de texto.
Além disso, o Opera One R2 estreia duas funções. A primeira é a "Tela Dividida", que permite ao usuário juntar duas abas e dividir a tela ao meio para abrir as ambas simultaneamente.
Já o "Rastreamento de Abas" deixa "dicas visuais" de páginas visitadas recentemente para você relembrar onde estava antes.
A "Tela Dividida" no Opera One R2.Fonte: Opera
Por fim, a Opera confirmou que o novo software continuará com o suporte às extensões do Manifest V2. Na prática, isso significa a garantia do funcionamento completo de programas que em breve podem começar a ser desabilitados no Google Chrome, como bloqueadores de anúncios mais eficientes.
Fontes