O Google Fotos agora permite fazer edições avançadas em foto HDR com menos perda de qualidade. A novidade acontece graças a um novo modelo de inteligência artificial apresentado pela companhia.
Há um bom tempo, o Google Fotos pode modificar imagens em High Dynamic Range no menu de edição. Contudo, o resultado não costuma ser dos melhores, por vezes deixando as capturas mais opacas, sem brilho ou sem contraste.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com esse novo modelo, o Google promete resultados melhores nas imagens editadas. A tecnologia tenta prever as áreas da imagem carentes de metadados de grande alcance dinâmico e as preenche com os dados prováveis.
A imagem da direita é o resultado de uma edição de imagens feita com o modelo atual, em que é possível ver um rastro deixado pelos pontos de luz anteriores.Fonte: Google/Reprodução
Dessa forma, mesmo quando você faz modificações profundas, como ao remover elementos usando a Borracha Mágica, as imagens HDR continuam com alcance dinâmico original.
Ferramentas de edição avançadas, tais como a Borracha Mágica, são treinadas para receber e devolver imagens em SDR (Standard Dynamic Range). Então, quando aplicados em imagens com HDR, os resultados são quase que "sobrepostos", criando um artefato na imagem final.
Modelo cria edições melhores
Com esse novo modelo, esse problema tende a não acontecer mais. Naturalmente, por se tratar de uma solução em software, ela não é perfeita — e quanto mais informações estiverem disponíveis na captura, melhor.
Segundo o Google, o novo modelo para reconstrução de imagens pesa menos de 1 MB e será integrado ao Google Fotos compatível com os celulares Pixel 8 (ou mais recentes). A Gigante das Buscas não mencionou se a novidade será lançada para mais aparelhos.
Fontes
Categorias