Google Fotos terá ferramenta para identificar imagens geradas por IA

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos terá ferramenta para identificar imagens geradas por IA
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

O Google Fotos em breve será capaz de dizer se uma imagem foi gerada por inteligência artificial. Pistas da capacidade em desenvolvimento foram encontradas na versão 7.3 do aplicativo, conforme apurou o site Android Authority.

Os indícios referentes a função são bem vagos, na verdade. Segundo o site, foram três linhas no código XML que parecem pertencer a uma função que adiciona tags a imagens geradas por modelos generativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o site Android Authority, os nomes parecem se referir a uma função capaz de identificar a origem de uma imagem gerada por IA. Possivelmente, o Google Fotos poderia dizer qual modelo criou uma imagem específica.

O Google Fotos pode ganhar uma função capaz de identificar imagens geradas por IA. (Imagem: Getty Images)O Google Fotos pode ganhar uma função capaz de identificar imagens geradas por IA. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

As linhas de código encontradas foram:

  • ;
  • ;
  • .

Há também referências ao valor "compositeWithTrainedAlgorithmicMedia", sempre atribuído quando uma imagem é alterada por um modelo generativo.

Obviamente, a capacidade de identificar imagens geradas por IA não foi confirmada. É bastante provável que o recurso ainda esteja com partes pendentes e, por isso, não foi liberada para testes ainda.

Por se tratar de um recurso em desenvolvimento, não há previsão para o lançamento definitivo. É bem provável, porém, que usuários da versão Beta sejam os primeiros a conferir a novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.