Após se envolver em problemas com autoridades brasileiras, a Meta anunciou que seu assistente de inteligência artificial, o Meta AI, chega ao Brasil nesta quarta-feira (9). Outros cinco países participam desta fase de expansão do serviço, incluindo Reino Unido, Filipinas, Bolívia, Guatemala e Paraguai.
Já disponível há algum tempo em países como os EUA e Canadá, a tecnologia do Meta AI é automaticamente integrada em aplicativos como o WhatsApp, Messenger e Instagram. Totalmente gratuita, a funcionalidade estará disponível no formato de um ícone azulado em um novo contato, similar ao que aconteceu recentemente com o Copilot no WhatsApp.
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No entanto, o assistente virtual da empresa de Mark Zuckerberg chegará aos usuários dessas plataformas gradualmente. A ideia é que a ferramenta seja disponibilizada sem pressa para todos que utilizam esses softwares, portanto pode demorar um pouco até que você perceba o assistente em algum desses aplicativos.
Meta AI faz listas e gera imagens
Desenvolvida com uma base de dados da Llama 3.2, o Meta AI promete ser um parceiro nas redes sociais. Segundo a companhia, é possível tocar no ícone do assistente e pedir indicações de restaurantes para encomendar uma refeição, ou elaborar uma lista com locais para visitar durante uma viagem.
Ideia do Meta AI é facilitar a interação com os usuários.Fonte: Meta
Contudo, um dos pontos fortes da tecnologia está na geração de imagens com o recurso Imagine. É possível pedir para a IA criar imagens a partir de comandos, como solicitar o visual de um apartamento com a estética escolhida pelo usuário, mas vale lembrar que todas essas criações terão uma marca d'água para indicar que aquele conteúdo foi gerado artificialmente.
A chegada do Meta AI ao Brasil veio com atraso. O serviço poderia ter chegado em julho, mas o lançamento foi adiado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) por conta de riscos e violações de direitos dos usuários. Posteriormente, a agência liberou a companhia para trazer a tecnologia e treinar IAs, desde que com o consentimento dos usuários.