O fim das extensões baseadas no Manifest V2 está cada vez mais próximo. Uma recente atualização do Chrome Canary, versão de testes do navegador do Google, remove totalmente o suporte para complementos baseados na antiga arquitetura.
A mudança não é uma surpresa, porém: o Manifest V2 está no processo de ser aposentado há meses. Até agora, os usuários podiam reabilitar extensões baseadas na antiga arquitetura manualmente, mas isso não duraria para sempre.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O fim dessa capacidade está ainda mais próximo, conforme apurou o informante conhecido como Leopeva64. Uma recente atualização do Chrome Canary remove a opção de reativar as extensões com Manifest V2, permitindo apenas removê-las ou baixar alternativas.
A mais recente atualização do Chrome Canary remove a opção de reativar extensões com Manifest V2.Fonte: Leopeva64/X
Obviamente, isso não é uma boa notícia para usuários que usam extensões baseadas no Manifest V2 — que, segundo o Google, são minoria no momento. A mudança também é uma má notícia para bloqueadores de anúncios, que agora precisam utilizar outros métodos para contornar publicidade.
Uma das extensões afetadas pela mudança é o uBlock Origin, popular bloqueador de anúncios disponível na Chrome Web Store. No Chrome Canary, é oferecida a opção de instalar o uBlock Origin Lite, versão alternativa do bloqueador baseado no Manifest V3, mas que não possui todas as funcionalidades.
A mudança para o Manifest V3, porém, não é em vão: segundo o Google, a nova estrutura oferece mais segurança, desempenho e outros benefícios.
Fontes