O assistente virtual Copilot da Microsoft vai ser capaz de conversar com você e "enxergar" o que está na tela do computador. A novidade faz parte de uma grande pacote de novidades anunciado para a plataforma nesta terça-feira (01).
Na prática, são três novidades: o Copilot Daily, um resumo de notícias e previsão do tempo reproduzido em voz alta, tal como um âncora de rádio; o Copilot Voice, função que permite conversar com o chatbot de forma natural; e o Copilot Vision, que concede à IA a capacidade de ver o que está visível na tela.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dentre as adições, a que mais chamou a atenção foi o Copilot Vision dada a sua semelhança com o Recall, polêmico recurso do Windows 11 que tirava capturas de tela a cada 5 segundos e usava IA para interpretá-las. Contudo, a ferramenta parece ser bem mais simples do que a solução nativa do sistema.
Diferente do Recall, o Copilot Vision só é capaz de interpretar o conteúdo que está na tela naquele momento em específico. Ele responde à solicitação do usuário prontamente com base na exibição, mas não guarda nada para depois, nem mesmo para treinamento de modelos.
Felizmente para os usuários mais preocupados com privacidade, o Copilot Vision é totalmente opcional. Neste primeiro momento, ela estará disponível para testes dentro do Copilot Labs.
O Copilot Voice é como uma versão adaptada da ferramenta de conversação do ChatGPT. O usuário pode conversar naturalmente com o assistente virtual, fazer perguntas e até interrompê-lo, tudo em voz alta.
Neste caso, estarão disponíveis quatro diferentes opções de vozes para incorporar o chatbot. Neste primeiro momento, a ferramenta estará disponível somente em inglês nos países Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Porém, mais regiões devem ser incluídas no futuro.
Respostas mais elaboradas do Copilot
Outra novidade anunciada para o Copilot é o "Think Deeper" ("Pense mais um pouco", em tradução livre). Quando ativada, o recurso faz o chatbot tomar mais tempo para analisar a solicitação e pensar em uma resposta, assim possibilitando interações mais robustas e possivelmente mais precisas.
A Microsoft ressalta que o "Think Deeper" ainda está em desenvolvimento e, por conta disso, é exclusiva para testes dentro do Copilot Labs. As novidades anunciadas para o Microsoft Copilot serão lançadas nesta terça-feira (1) na versão web do assistente e nos apps para Android e iOS.
Fontes
Categorias