O Google Lens finalmente foi aprimorado para reconhecer objetos em vídeos. A novidade usa inteligência artificial do "Visão geral criada por IA" para apresentar respostas para o conteúdo gravado.
Apresentada durante o Google I/O deste ano, a nova capacidade foi incluída no app de buscas do Google para Android e no aplicativo dedicado do Google Lens. Quando disponível, o recurso permite gravar vídeos e pedir respostas ao Google.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em uma demonstração, o repórter do site Android Police, Mishaal Rahman, usa a ferramenta para pedir informações sobre um relógio. No vídeo, ele faz a pergunta em voz alta e apresenta o acessório para a câmera.
Assim que termina a solicitação, o vídeo é congelado e o usuário é redirecionado para a tela de resultados de busca do Google. As respostas aparentemente consideram a solicitação em voz e as imagens apresentadas, mostrando um resumo gerado por IA e sites relevantes logo abaixo.
O resultado nem sempre está correto, ressaltou o site Android Police. Em alguns testes, o reconhecimento do Google confunde o objeto em foco, como achar que um iPhone 11 é o iPhone XR.
A própria demonstração de Rahman mostra a ferramenta errando: o smartwatch apresentado é um OnePlus Watch 2, mas a IA do Google acredita ser um Watch 2R.
Além disso, a novidade é um tanto limitada: diferente do Lens para fotos, é impossível fazer buscas a partir de vídeos salvos na galeria. Sendo assim, só é possível usar o suporte para vídeos em capturas feitas na hora.
Aparentemente, a ferramenta é distribuída de forma gradativa para todos os usuários. A ferramenta pode levar alguns dias para alcançar todos os usuários, mas é sempre bom manter o seu aplicativo Google atualizado na versão mais recente.
Fontes
Categorias